Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clareza

Light anuncia correção em seu balanço do segundo trimestre

A Light informou nesta sexta-feira à Bovespa e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma correção em seu balanço do segundo trimestre, elevando em R$ 443,7 milhões as provisões. Esses recursos serão reservados para contingências, como processos judiciais, créditos duvidosos e até mesmo déficit autuarial.

Segundo o novo diretor-presidente da Light, José Luiz Alquéres, o objetivo é deixar mais claro o balanço da empresa. Em sua primeira entrevista coletiva, Alquéres informou que a Light pretende melhorar sua estrutura de capital e reabrir negociações com credores.

- A dívida foi negociada em uma época em que as condições de mercado e da companhia eram outras. Pretendemos fazer uma negociação aberta, mostrando nosso novo modelo de gestão, que inclui 14 projetos e 60 metas - disse.

Um dos principais objetivos da nova diretoria será reduzir as perdas com furtos de energia, que hoje chegam a 24% do total. A estratégia será usar ações sociais e uma maior articulação com outras concessionárias de serviços píblicos, como a Telemar e a Cedae.

A empresa investe por ano cerca de R$ 90 milhões para combater perdas.

- Esse é um problema que não se combate militarmente nem tecnologicamente apenas. Não se resolve só com represssão. Se resolve também com conscientização - afirmou.

- No Rio de Janeiro a perda total de energia é da ordem total de 25%. Em São Paulo, 9%. Não vejo muita diferença entre o povo do Rio e de São Paulo.

O diretor-presidete da Light informou ainda que a empresa está negociando um acordo de patrocínio com a ONG Comitê pela Democratização da Informática (CDI). Pelo acordo, todas as unidades do CDI nos municípios em que a Light atua, passariam a ser patrocinados pela concessionária.

A empresa também quer reconquistar os clientes industriais que perdeu. Dos chamados clientes livres - que podem escolher de quem comprar energia - a Light perdeu o equivalente a 25% de seu consumo industrial dos últimos anos.

Para isso, sua subsidiária Light Esco, que antes atuava apenas em questões de eficiência energética, agora funcionará como comercializador de energia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.