O programa do Yahoo! funciona de forma semelhante à do Google. De acordo com Agenor Castro, diretor de marketing para o sul da América Latina do Yahoo!, o tamanho da renda é equivalente ao número de visitas do site. Assim, quem tem um blog altamente freqüentado, pode ganhar bem; quem tem menos, tem a opção de acumular os caraminguás.
A implementação do banner é simples, diz o executivo. Além disso, o serviço oferece um histórico de tráfego gerado, que pode ser acompanhado pelo dono, além de uma estimativa de quanto os cliques vão render. Assim como o Google, o Yahoo! está otimista com o mercado de links patrocinados. A companhia estima que a modalidade vai ter crescimento anual de 80%. "O movimento é cada vez mais crescente porque esta é uma mídia de resultado, é uma forma eficaz de publicidade, já que é totalmente permissiva sem ser incômoda", diz Castro.
Em breve, o Yahoo! pretende lançar um auto-serviço, no qual o parceiro vai poder baixar um programa e começar a veicular os anúncios sem que o Yahoo! tenha que intermediar a negociação. O controle será feito através do sistema da companhia.
Enquanto isso, tem gente vivendo, sim, de links patrocinados. Um exemplo? Procure agora o site Bolsa Família (www.bolsafamilia.com.br). Acha que tem alguma coisa a ver com um programa assistencialista do governo? Pois é, a resposta é não. "Muita gente reserva domínios, insere os anúncios através do Google AdSense e do Yahoo! Search Marketing e vive disso", diz.