A edição 2018 do ranking das melhores empresas do mundo para trabalhar da revista Fortune, em parceria com a Great Place to Work, foi divulgada na última segunda-feira (15) e elege a Salesforce.com em primeiro lugar pela segunda vez consecutiva.
Marcam presença nas primeiras posições do ranking as empresas norte-americanas e alemãs, mas três latino-americanas ganharam espaço: a argentina Mercado Livre,que, ocupa a 7ª posição, e a peruana Belcorp, na 22ª. Uma única empresa brasileira aparece entre as 25 listadas no ranking, a Natura, na 24ª posição.
Podem entrar para o ranking mundial as empresas que tenham aparecido no mínimo cinco vezes na lista das melhores empresas para se trabalhar em nível nacional, em algum dos 58 países cobertos pelo GPTW; tenham ao menos 5 mil funcionários em todo o mundo; e mais de 40% de sua força total de trabalho em países que não sejam o de origem.
Todas as selecionadas para o ranking global entraram para algum dos rankings nacionais da Great Place for Work em 2017.
Para determinar quais são as melhores, a GPTW avalia as opiniões que funcionários e ex-funcionários das empresas qualificadas enviam anonimamente. Neste ano, foram mais de 2,7 milhões de funcionários de 51 países que ofereceram suas considerações.
As empresas, então, recebem uma pontuação com base em critérios como respeito, justiça, orgulho, confiança e amizade.
Segundo a publicação, 92% dos funcionários das 25 empresas desta edição do ranking comentaram que nelas se sentem “bem tratados”, independente de gênero ou orientação sexual, entre outros quesitos.
A seguir, confira o ranking:
1. Salesforce.com (EUA)
2. Hilton (EUA)
3. Mars, Inc (EUA)
4. Intuit INC (EUA)
5. The Adecco Group (Suíça)
6. DHL (Alemanha)
7. Mercado Livre (Argentina)
8. Cisco (EUA)
9. Daimler Financial Services (Alemanha)
10. SAS Institute Inc (EUA)
11. National Instruments Corporation (EUA)
12. SAP SE (Alemanha)
13. Hyatt Hotels Corporation (EUA)
14. Cadence Design Systems (EUA)
15. AbbVie (EUA)
16. American Express (EUA)
17. American Express (EUA)
18. SC Jonhson (EUA)
19. EY (Reino Unido)
20. Admiral Group (Reino Unido)
21. 3M (EUA)
22. Belcorp (Peru)
23. Adobe Systems (EUA)
24. Natura (Brasil)
25. Scotiabank (Canadá)