Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Liderança

7 dicas para ficar bilionário antes dos 30, com base na trajetória de Mark Zuckerberg

Antes mesmo de completar 30, o criador do Facebook  Mark Zuckerberg já fazia parte do seleto clube dos bilhões de dólares. | LLUIS GENE/AFP
Antes mesmo de completar 30, o criador do Facebook Mark Zuckerberg já fazia parte do seleto clube dos bilhões de dólares. (Foto: LLUIS GENE/AFP)

Aos 33 anos, Mark Zuckerberg figura na primeira posição da lista de jovens mais ricos do mundo, com patrimônio estimado em US$ 34 bilhões. Na lista geral de bilionários, ele é o décimo primeiro colocado.

Antes mesmo de completar 30, o criador do Facebook já fazia parte do seleto clube dos bilhões de dólares. Sua trajetória, claro, levou a um acúmulo de muita riqueza em velocidade impressionante.

Não à toa, a Forbes separou uma lista de 7 dicas baseadas no caminho das pedras de Zuckerberg para transformar uma pessoa em bilionário até os 30 anos de idade. Confira:

1. Entenda que ótimas ideias não são tudo

Zuckerberg foi processado pelos irmãos Winklevoss por roubar a ideia do Facebook. Mas a ideia, em si, não foi o que criou o sucesso da rede social, e sim a sua execução.

Em uma carta a investidores, Zuckerberg falou sobre isso. “Hackers acreditam que algo sempre pode ser melhor, e nada nunca está completo. Eles simplesmente precisam ir consertar – frequentemente passando por pessoas que dizem que isso é impossível ou estão satisfeitas com o status quo”, escreveu.

2. Não trabalhe por aplausos

“Minha meta nunca foi simplesmente criar uma empresa”, disse Zuckerberg em uma ocasião. Mas sim “construir algo que realmente faça uma grande mudança no mundo”. Conseguir impacto social facilita muito para alcançar uma grande audiência.

3. Não se amarre ao plano de negócios

Tentar seguir passo a passo de um plano de negócios pode afundar seu negócio. Seja flexível em seus propósitos para não correr o risco de perder oportunidades melhores.

4. Priorize as pessoas

Funcionários são mais importantes que lucros. Zuckerberg afirma só contratar pessoas para trabalhar diretamente consigo se sentir que ele próprio trabalharia para essas pessoas. Os funcionários corretos podem compensar a fraqueza de um líder.

5. Crie propósitos

Pessoas criam maior engajamento em um negócio quando sentem algum propósito naquilo que consomem. É importante se rodear de pessoas que compartilham sua visão.

6. Siga sua visão

Desde os primórdios, a missão do Facebook tem relação com a conexão de pessoas. Manter um padrão e não distorcer sua visão de negócio é importante para garantir sucesso no longo prazo.

7. Descanse

Empreendedores tendem a pensar que tirar períodos de folga será prejudicial para o andamento do negócio. Zuckerberg mostrou que isso não é verdade ao conceder 4 meses de licença paternidade paga a seus funcionários – e usar desse benefício quando suas filhas nasceram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.