Thiago Nigro (foto) lançou em outubro deste ano o primeiro episódio do documentário O Código da Riqueza.| Foto: Reprodução/

No início de 2017, Thiago Nigro, do canal O Primo Rico, vendeu a empresa de assessoramento financeiro que tinha e se lançou em uma nova empreitada. Olhando para a própria história – com a venda do negócio, ele conquistou a independência financeira aos 27 anos de idade – e para a trajetória de amigos e clientes, Nigro conta que não conseguia entender por que algumas pessoas ficavam ricas e outras não, independentemente do patrimônio ou da capacidade profissional que possuíam.

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Ao longo do ano, Nigro viajou para várias cidades, mais de quinze só nos Estados Unidos, ouvindo mais de 50 pessoas bem sucedidas – de nomes como o Nobel da Economia Alvin Roth a líderes como o CEO do Walmart, Guilherme Loureiro, e ícones brasileiros, como o fundador da WiseUp, o empresário Flávio Augusto.

“Aos poucos, fui percebendo que essas pessoas pensavam de uma maneira bastante parecida. A partir daí, tentei descobrir a relação causa-efeito disso: as pessoas tinham esse comportamento porque tinham dinheiro ou tinham dinheiro porque tinham esse tipo de comportamento?”, conta ele.

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Para Nigro, ficou claro que o segundo pensamento era o verdadeiro. Juntando tudo o que ouviu e também os mais de 100 livros sobre negócios e investimentos que diz ter lido, ele criou os seis pilares de O Código da Riqueza.

Para apresentar o tal método, Nigro lançou, em outubro deste ano, no site do projeto, o primeiro episódio do documentário de O Código da Riqueza. Mais de 1 milhão de pessoas, segundo ele, já foram impactadas pelo projeto.

Veja abaixo o primeiro episódio de O Código da Riqueza:

Até que ponto O Código da Riqueza é verdadeiro

Para quem já leu livros sobre negócios e carreira e lembra-se de best-sellers de autoajuda como O Segredo, é difícil acreditar que exista realmente um “código da riqueza”, algo “secreto” que só os mais ricos e bem sucedidos saibam do que se trata.

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Embora os primeiros episódios do documentário de Nigro sejam gratuitos, assim como as primeiras aulas do workshop do projeto, o acesso ao material completo de O Código da Riqueza custa R$ 1.968, ou 12 parcelas R$ 164.

A reportagem não pagou esse valor e não sabe o teor de 100% do material. Mas quem assistir aos vídeos gratuitos disponíveis no site verá que o método de Nigro está centrado em conceitos universais sobre sucesso, pelo menos no mundo ocidental. Nesse contexto, fica claro que o termo “código”, apesar de funcionar muito bem como marketing do projeto, não se refere a algo secreto ou exclusivo.

Os seis pilares de O Código da Riqueza, segundo Nigro, começam com uma “mente mestra” ou o ambiente no qual a pessoa está inserida. Algo que tem a ver mais com as outras pessoas que a rodeiam do que com o espaço físico onde ela está. “Basicamente, se você quer ser um empreendedor bem sucedido, precisa procurar e estar rodeado de empreendedores bem sucedidos”, explica ele.

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Os demais pilares são um tanto “universais” também: comportamento (é preciso adotar ou imitar o comportamento de pessoas bem sucedidas); competências (é preciso se preparar e adquirir conhecimento para triunfar); ter o mindset adequado (propor-se, de verdade, a alcançar seus objetivos); ter um propósito, uma paixão (porque aquilo que não se faz com paixão não te levará a lugar algum); e, por último, ter conhecimento sobre dinheiro (como cuidar do seu dinheiro, investir etc).

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Na página do projeto há alguns comentários de pessoas que alegam ter seguido os preceitos de O Código da Riqueza e que já teriam multiplicado seu patrimônio graças a isso.

Ao mesmo tempo, em seu canal no You Tube, O Primo Rico, Nigro já conta com mais de 460 mil inscritos e mais de um milhão de visualizações sobre assuntos ligados à educação financeira e investimentos. Nas palavras dele, inclusive, “O Código da Riqueza seria um passo adiante em relação a quem o segue em O Primo Rico”.

Independentemente dos resultados reais, as pessoas que Nigro ouviu para o seu novo projeto têm, de fato, trajetórias interessantes, com as quais qualquer um pode aprender alguma coisa. Já se o material completo é mesmo um investimento ou um engodo só quem comprar saberá.