O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Neon S.A., que tem sede em Belo Horizonte. O BC constatou o “comprometimento da situação econômico-financeira” e “graves violações às normas legais”. Embora a assessoria do Banco Neon e da Neon Pagamentos tenha explicado que as empresas são operações distintas e que a decisão do BC afeta apenas a primeira, muitos clientes da segunda relataram uma série de problemas nas redes sociais e vários deles permanecem sem resposta da empresa. O acesso ao site e ao app do Neon estão indisponíveis desde a manhã desta sexta-feira (4), quando foi anunciada a liquidação extrajudicial do Banco Neon.
A assessoria explicou que há duas empresas distintas, o Banco Neon e a Neon Pagamentos, que operam diferentes frentes. A Neon pagamentos cuida da parte de abertura de contas, atendimento ao cliente e marketing, enquanto o Banco Neon é responsável pela ferramenta “Objetivos” onde é possível investir em CDBs e fazer a emissão de cartão de crédito. São duas pessoas jurídicas separadas, com sócios e administradores independentes. Assim sendo, o aporte de R$ 72 milhões divulgado ainda na quinta-feira (3) à Neon Pagamentos não seria afetado pela decisão do BC referente ao Banco Neon.
Segundo o BC, o Banco Neon possui menos de mil contas digitais e essa não é a principal atividade do banco, que atua principalmente no financiamento a pequenas e médias empresas, com mais de R$ 200 milhões em ativos e uma carteira de crédito de R$ 100 milhões.
Com a liquidação, o Banco Neon encerra suas operações e sai do sistema financeiro nacional. O banco detém 0,0038% dos ativos do sistema bancário e possui apenas uma agência física em Belo Horizonte.
Na liquidação, a instituição deixa de realizar suas atividades normais, os administradores são afastados, os ativos serão vendidos para pagar os passivos, "observando-se a disponibilidade de recursos e a ordem de credores definidas em lei", informa o BC.
"O Banco Central está adotando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, em observância às suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição”, disse o órgão.
Cartões de crédito estão bloqueados e os débito não estão funcionando
Com a liquidação pelo BC, o cartão de crédito do Neon, que começou a ser emitido em março de 2017, está bloqueado, segundo a assessoria do banco, e não está funcionando, portanto os clientes não conseguem efetuar nenhum tipo de compra.
Os cartões pré-pagos, que são outro produto oferecido pelo banco, continuam em operação. Mas a realização de novas recargas e a emissão de novos cartões de débito estão suspensas.
Embora o BC tenha dito que os cartões de débito não seriam afetados e de o próprio Banco Neon reforçar que eles continuam funcionando, clientes que tentaram usar o cartão afirmam que ele não está funcionando, e que quando tentam usar o aplicativo, o aviso é de que este passa por uma “manutenção” e deve voltar “em breve”. No Twitter, o Neon insiste, em resposta a alguns clientes, que o saque pode ser feito normalmente, em qualquer banco 24 horas.
Entenda
A liquidação do Banco Neon não impede o funcionamento da Neon Pagamentos, mas a fintech está proibida de movimentar até mesmo suas contas digitais enquanto não encontra um novo banco liquidante, de acordo com o Banco Central.
Embora tenha operações separadas do Banco, a fintech só pode captar e movimentar recursos através de uma instituição financeira como parceira. Até hoje, essa instituição era o Banco Neon — e agora a empresa corre atrás de um substituto.
São mais de 600 mil clientes como cartão de débito Neon.
Aos investidores, um recado: procurem o FGC. Saibam como vai funcionar o resgate
Nas redes sociais, alguns clientes já questionam ao Neon como é possível sacar seus recursos investidos, nos chamados “Objetivos” do banco, mas estão sem resposta da empresa.O site e o aplicativo estão fora do ar e os clientes não conseguem ter acesso aos recursos, por enquanto.
Enquanto Neon não esclarece exatamente como os clientes dos chamados “Objetivos” do banco poderão resgatar seus recursos, o próprio BC recomenda que eles busquem o Fundo Garantidor de Crédito.
O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) afirmou em comunicado que "tão logo tenhamos a identificação dos investidores, a ser fornecida pelo liquidante, disponibilizaremos instruções para que seja realizado o pagamento da garantia aos credores." A Neon, em resposta a clientes no Twitter, disse que já contatou o FGC para repassar as informações necessárias, mas não fala em previsão para que os clientes tenham acesso ao ressarcimento.
O FGC é uma espécie de seguro contra falência, insolvência ou liquidação extrajudicial, e ressarce depósitos em até R$ 250 mil por correntista. Após a verificação dos saldos do Banco Neon, os valores serão restituídos pelo FGC em um prazo de 7 a 10 dias, segundo a assessoria do Banco Central.
No caso do Banco Neon, segundo o BC, todos os correntistas serão restituídos, já que os depósitos variam, em média, entre R$ 50 e R$ 100.
O fundo FGC ressalta ainda que não encaminha carta e/ou email aos credores de instituições financeiras sob intervenção ou liquidação extrajudicial, e que não autoriza ou credencia nenhum tipo de instituição ou empresa, com o intuito de intermediar ou propor qualquer tipo de negociação para recebimento do valor garantido pelo fundo.
Para saber mais sobre os depósitos e instrumentos financeiros garantidos pelo FGC, basta acessar a página do fundo. Para dúvidas, o contato pode ser pelo telefone (11) 3543-7000 ou através do email credores.neon@fgc.org.br.
Posicionamento oficial do Banco Neon
Em nota enviada à Gazeta do Povo, o Banco Neon explicou “a Neon Pagamentos e o Banco Neon firmaram em 2016 um acordo operacional com o objetivo de oferecer contas de pagamento e serviços financeiros relacionados ao mercado”. Também explicou que, dessa forma, “alguns dos serviços financeiros intermediados por meio do Banco Neon estão temporariamente indisponíveis, como: pagamento de boletos, envio e recebimento de transferências, utilização do cartão de crédito, resgate de Certificados de Depósitos Bancário (CDB) e recarga de celular.”
Por fim, na nota, a assessoria informa que “Neon Pagamentos já toma providências para contar com novo banco liquidante para regularizar a prestação de seus serviços e reforça o compromisso de manter clientes e mercado informados.”
O Banco Neon possui uma participação de menos de 20% na empresa de tecnologia Neon Pagamentos, que não teve suas atividades suspensas. Por isso, se a fintech optar por realizar parceria com um outro banco, as contas poderão ser reativadas.
A assessoria pediu para que os clientes entrem em contato com a área de atendimento do banco para ter mais informações. Você pode entrar em contato pelo e-mail oi@banconeon.com.br ou pelo telefone 0800 326 0844.