A Receita Federal abre nesta segunda-feira (8), às 9h, a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física. A consulta contemplará as restituições residuais – declarações que estavam presas na malha fina – referentes aos anos de 2008 a 2017. As declarações estavam presas devido a incorreções ou inconsistências nas informações prestadas pelos contribuintes, com a retificação, o dinheiro é liberado. As restituições serão corrigidas pela Selic.
Mais de 165 mil contribuintes serão contemplados. Os depósitos, que somam R$ 310 milhões, serão feitos no dia 15 de janeiro. Os montantes para cada exercício e taxa Selic aplicada podem ser consultados no site da Receita Federal.
Para saber se sua declaração foi liberada, o contribuinte pode fazer uma consulta no site da Receita na internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br/), no aplicativo da Receita ou ligar para o Receitafone (146).
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Banco comandado por chineses e policial civil movimentou ilegalmente R$ 6 bi para 15 países
Condenado a 73 anos por 17 estupros é preso com ajuda de IA em São Paulo
Lula e a aproximação com Hugo Motta, favorito na Câmara; ouça o podcast
Alexandre de Moraes deixará Bolsonaro ir na posse de Trump nos EUA?