![8 hábitos que estão destruindo sua felicidade no trabalho Ninguém consegue fazer tudo. É preciso aceitar isso para não enlouquecer no trabalho. | Bigstock/Bigstock](https://media.gazetadopovo.com.br/2018/05/d17050dd63e1a581e1beb9fdeb721f03-gpLarge.jpg)
Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é algo delicado e que exige cuidado 24 horas por dia. Inúmeros especialistas já comprovaram que, sem um equilíbrio saudável entre os dois aspectos, é impossível alcançar o sucesso, seja em casa, seja no trabalho.
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Jamos Sudakow, colunista do Inc., site especializado em negócios e carreira, falou com vários pais de família trabalhadores, empreendedores, funcionários, empresários e líderes para identificar certos hábitos extremamente prejudiciais tanto para a rotina no trabalho quanto para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Confira:
1. Síndrome de super-herói
Ninguém consegue fazer tudo. A solução para dar conta de muitas tarefas é uma só: priorizar. E realmente deixar de lado algumas coisas quando o cansaço chegar.
2. Urgência artificial
Semelhante ao problema anterior, esta armadilha está no hábito de classificar como urgentes coisas que não são. Tenha critérios muito claros para definir a urgência das suas atividades e e-mails. Uma dica é medir o impacto que o adiamento delas realmente teria.
3. Limites não definidos
Ser multitarefas também pode prejudicar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O primeiro passo é tentar desconectar quanto estiver fora do trabalho, para realmente separar os dois aspectos da vida. Deixe o celular no silencioso e vá curtir a família e os amigos.
4. Falta de uma zona neutra
É preciso ter espaço no dia para cometer erros ou lidar com imprevistos. Pense nisso na hora de planejar o dia, a semana, e seja realista com as expectativas.
5. Triagem sempre
Sem tempo para pensar em escolhas, uma pessoa acaba vivendo constantemente no modo reativo. É preciso elevar a relação com o tempo e com o planejamento.
6. Foco no presente
Embora o planejamento seja necessário em qualquer tipo de trabalho, é preciso focar, antes, no presente. Comprometa-se com isso.
7. Noites em claro
Pressão para terminar as coisas no prazo e a falsa necessidade de passar noites em claro resolvendo pendências são consequências de todas as outras armadilhas já mencionadas. É necessário aplicar um horário limite para não prejudicar sua saúde e a das pessoas ao seu redor, aconteça o que acontecer.
8. Autoesquecimento
Esquecer de si é altamente comum entre pessoas que se cobram demais profissionalmente. Para tentar quebrar esse hábito, pense numa atividade restauradora, em algo que realmente te faça bem, e não abra disso por nada.
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