Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cinema

Fullbright e Capes dão bolsas para roteiristas nas melhores escolas dos EUA

A carioca Rita Toledo foi bolsista do programa e concluiu seu curso no American Film Institute Conservatory em 2017. | Arquivo Pessoal
A carioca Rita Toledo foi bolsista do programa e concluiu seu curso no American Film Institute Conservatory em 2017. (Foto: Arquivo Pessoal)

Sonha em estudar cinema e televisão nos Estados Unidos, mais precisamente sobre roteiroTem o sonho de estudar cinema, mais precisamente sobre roteiro na terra d? A Comissão Fullbright Brasil e a Capes estão oferecendo bolsas para o Master in Fine Arts (MFA) in Screenwriting em algumas das escolas mais renomadas na área nos Estados Unidos.

As inscrições vão até 3 de junho no site da Fullbright. Para se inscrever, é necessário preencher todos os formulários no site da Fulbright e enviar a sinopse de longa-metragem de autoria própria, acompanhado das primeiras páginas do roteiro. Toda a especificação técnica para o envio do material está no edital do programa, no link já citado.

“O programa MFA é a oportunidade de fazer um curso de formação profissional de roteiristas no maior centro de produção cinematográfica do mundo”, explica Luiz Loureiro, Diretor-Executivo da Comissão Fulbright.

Neste ano, a parceria entre Capes e Fullbright vai render até quatro bolsas para candidatos com excelente nível de inglês, criativos e com alguma experiência na área. Além de bolsa-auxílio, os escolhidos terão a cobertura das taxas universitárias, seguro saúde e passagens aéreas.

A carioca Rita Toledo foi bolsista do programa e concluiu seu curso no American Film Institute Conservatory em 2017. Para Rita, a oportunidade superou expectativas. 

“O cinema e a TV americana são muito focados no desenvolvimento das personagens. Essa é uma ferramenta poderosa e que os americanos dominam como ninguém, pude trabalhar muito nisso durante o curso”, relata. A Fulbrighter relata que as vantagens da bolsa para cursar roteiro de cinema nos Estados Unidos do programa MFA, no entanto, vão além da questão acadêmica e econômica: “no Brasil, não entendemos a importância do programa Fulbright nos Estados Unidos. Chegar nos EUA como Fulbrighter faz com que você seja acolhido e muito bem-vindo.”

Veja um resumo dos pré-requisitos para se candidatar às bolsas da Fullbright-Capes:

- Ter curso superior completo;

- Ser brasileiro e residente no país;

- Ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais;

- Proficiência em inglês comprovada pelo TOEFL iBT (nota mínima 100) ou IELTS (nota mínima 7). Mas atenção: somente provas feitas após 1.º de junho de 2017 serão aceitas;

- Não receber nem ter recebido bolsa ou benefício financeiro do governo federal ou outras entidades brasileiras para mestrado ou doutorado;

- Não possuir título de mestrado ou superior, nacional ou estrangeiro, em qualquer área do conhecimento.

Atenção, universitários❗ As inscrições vão até 31 de maio, pelo site da Companhia de Estágios (www.ciadeestagios.com.br) //bit.ly/2HdgmD8

Publicado por Vida Financeira e Emprego em Quinta-feira, 12 de abril de 2018

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.