Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
especial pós

Para quem vale a pena fazer um MBA?

Com altas mensalidades e carga horária densa, o MBA é altamente valorizado no mercado, mas não cabe em todas as carreiras . | /Bigstock
Com altas mensalidades e carga horária densa, o MBA é altamente valorizado no mercado, mas não cabe em todas as carreiras . (Foto: /Bigstock)

Oportunidade de aprendizado, networking e troca de experiências. Esse tripé de benefícios tem levado profissionais de todo o país a apostarem em um MBA. E a investirem pesado: as mensalidades, em geral, não são baixas, e o tempo de estudo que o curso demanda é grande. Mas as promessas de sucesso ligadas a esta modalidade de pós-graduação não pode ser o motivo central de quem quer começar o curso. Não é toda carreira que combina com esta categoria.

O reitor da Uninter, Benhur Gaio, explica que o Master of Business Administration é indicado especificamente para quem quer crescer no âmbito da gestão. “Se a sua ideia é atuar com gestão hospitalar, um MBA será ótimo. Mas se é trabalhar apenas com aspectos práticos da área da saúde, o ideal é uma especialização no setor em que pretende se aprofundar”, exemplifica.

MBA exige mais dedicação do que uma especialização comum

Benhur explica que o MBA é uma especialização voltada aos negócios, mas com carga horária maior que as pós-graduações lato sensu na mesma área. É por isso que a maioria das pessoas prefere até esperar um tempo para ingressar no curso, que exige um pouco mais do aluno. De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de MBA (ANAMBA) divulgada no ano passado, a média é que profissionais se matriculem seis anos após concluírem a graduação.

Analistas de carreira enxergam coerência neste movimento. A consultora Bianca Scarpellini, da De Bernt, defende que, no início da vida profissional, vale mais uma especialização comum do que um MBA para que a pessoa defina e conheça melhor a área da qual mais gosta, já que sai da graduação com uma visão generalista.

Além disso, para Bianca, embora o MBA seja uma opção com grande prestígio no mercado, o profissional não conseguirá ir muito longe se não aliar o curso a um bom planejamento de carreira a longo prazo.

Investigue as opções de MBA a fundo antes de escolher um

Se o MBA for mesmo para você, encontre aquele que tenha a ver com seu perfil e a carreira com a qual você sonha. Confira a grade curricular, a aderência ao mercado em que você quer crescer, o perfil dos docentes e até dos próprios alunos. De acordo com o consultor da MBA Empresarial Ricardo Betti, é cada vez maior o número de empresas que recorrem a escolas de negócios para recrutar pessoas. Então, busque saber também se sua instituição fomenta ou está aberta a esse tipo de aproximação com as empresas.

Terminou o curso e quer seguir se aprimorando? O mestrado profissional, que une aspectos teóricos e práticos, preparando para o mercado e para a área acadêmica, é um caminho interessante. Mas, um ponto importante: conforme explica Bianca, se o MBA é mais denso do que uma especialização comum na área dos negócios, o mestrado exige ainda mais do aluno, que deverá produzir conteúdo de caráter científico. Então, é fundamental reorganizar a agenda e as prioridades.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros