O salário é importante, mas há tempos deixou de ser o principal critério analisado pelos candidatos na hora de buscar um emprego. Para 45% dos profissionais brasileiros, os benefícios estão entre as principais preocupações antes de aceitar um novo trabalho, de acordo com uma pesquisa feita pelo Love Mondays.
A verdade é que um bom pacote de benefícios tende a compensar um salário mais modesto, mesmo entre o alto escalão das empresas. Um levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page, realizado em 2017, aponta, por exemplo, que 30% dos executivos estão dispostos a receber um salário menor em troca de um pacote de benefícios melhor.
Para ajudar os candidatos a conhecerem ainda mais sobre essa questão dentro das empresas, o Love Mondays lançou uma nova funcionalidade na sua plataforma que permite que os profissionais avaliem os benefícios.
LEIA MAIS >> Se o líder da sua empresa fosse um dos técnicos da Copa, qual ele seria?
Depois de trazer informações sobre os ambientes de trabalho, salários e processos seletivos, a plataforma ajuda os profissionais a tomarem melhores decisões de carreira ao conhecer os benefícios das empresas.
“Conhecer as atividades da vaga e o salário é uma parte importante de qualquer busca por emprego, mas, cada vez mais, os benefícios têm um peso relevante na hora de tomar uma decisão de carreira”, diz Luciana Caletti, CEO e cofundadora do Love Mondays.
Durante as últimas semanas, o Love Mondays coletou mais de 35 mil benefícios de 10 mil empresas como Itaú Unibanco, Santander, Ambev e Telefônica Brasil (Vivo).
Na Ambev, por exemplo, a nota de satisfação geral com os benefícios é de 3,83. Ao todo, 68 pessoas, entre funcionários, estagiários e aprendizes, de várias partes do país avaliaram os benefícios oferecidos pela cervejeira. Plano de saúde e vale refeição são os benefícios mais avaliados pelos profissionais da Ambev.
Na Telefônica Brasil (Vivo), 71 profissionais avaliaram os benefícios. A satisfação geral chega a 4,51, com destaque para as boas avaliações feitas sobre o plano de saúde ofertado e vale refeição e alimentação, que segundo alguns relatos disponíveis na plataforma, pode ser dividido entre as duas modalidades e chega a R$ 1 mil.
Como funciona?
No novo recurso, os usuários poderão indicar quais benefícios a empresa oferece e avaliar seu nível de satisfação com o pacote de forma geral. Entre os benefícios que podem ser avaliados estão mais de 50 tipos, como plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, auxílio-creche, seguro de vida, previdência privada, Participação nos Lucros e Resultados (PLR), jornada flexível, refeitório, home office, oportunidades internacionais e escritório pet-friendly.
Os usuários são ainda incentivados a avaliar cada um de forma específica, mostrando detalhes como o valor do vale-refeição e o tipo do plano de saúde, por exemplo.
Assim como todas as contribuições feitas no Love Mondays, a identidade dos usuários é sigilosa nas avaliações de benefícios. Para ver os benefícios oferecidos nas empresas,é preciso fazer uma avaliação e entrar na página da empresa na plataforma. O novo recurso já está disponível no Brasil, no México e na Argentina.