Depois de formado, as certezas perdem força e muitos pensam em mudar de carreira. Uma pós pode ser um caminho para isso.| Foto: /Bigstock

Mudar os rumos da carreira com a segurança de um diploma de pós-graduação pode garantir mais tranquilidade e facilitar a entrada no mercado de trabalho – tanto para quem almeja uma mudança de posição quanto para aqueles que desejam explorar uma nova área de interesse.

CARREGANDO :)

Segundo dados da edição de 2014 da pesquisa Empresa dos Sonhos, organizada anualmente pela Companhia de Talentos, 66% dos estudantes têm certeza da sua decisão quando escolhem a sua graduação, mas, ao concluir a formação, 36% acham que o curso não vai ajudar a alcançar o seus objetivos profissionais. Como desenvolve e aprofunda competências e expande a rede de contatos, um curso de pós-graduação pode ser uma boa solução nesse momento por ampliar horizontes e perspectivas profissionais.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

“A pós auxilia tanto o profissional não tem a experiência na área para que deseja ir, pois assegurará que ele tem conhecimento, quanto quem já tem alguma experiência isolada, ajudando a consolidar estes conhecimentos”, diz a diretora de Transição de Carreira e Gestão da Mudança da consultoria Lee Hecht Harrison na América Latina, Irene Azevedoh.

Definir uma meta antes de buscar as opções no mercado é necessário

O segredo é pesquisar bastante e se informar sobre a grade curricular oferecida pelos cursos. Especialmente no caso de especializações, chamadas de programas lato sensu, que são mais flexíveis, o curso é uma de entrar em contato com o que há de mais avançado naquela área. “Por exemplo: um psicólogo quer deixar de atender em consultório e passar a atuar em recursos humanos. Esse profissional tem que entrar em uma pós-graduação para se apropriar de conceitos e teorias que são da área dele, mas não do cotidiano”, explica a pró-reitora de graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Maria Beatriz Balena.

Outra possibilidade é o MBA, que oferece capacitação para a gestão para aqueles que querem ocupar posições de liderança e estratégia. Já para quem se interessa pela carreira acadêmica e pela pesquisa, o caminho são os programas stricto sensu, de mestrado e doutorado. Segundo o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Nestor Saavedra Filho, como a interdisciplinaridade vem se fortalecendo em todas as áreas, é possível escolher uma área diferente na hora de continuar a formação.