O esporte é uma paixão que conecta muitas pessoas, não só no Brasil, mas também ao redor do mundo. Mas o esporte tem muito mais a ensinar do que você pensa. Ao adaptar algumas estratégias do campo esportivo para o mundo dos negócios, você pode alcançar o sucesso mais rapidamente ou com mais eficiência.
“É preciso entender que os atletas não desfrutariam de resultados positivos sem muito trabalho, estratégia e os avanços tecnológicos. Há muitas lições a serem aprendidas com os profissionais de ponta”, segundo o que a consultora de finanças e negócios Elle Kaplan explicou ao CNBC.
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Conheça 5 estratégias esportivas que podem ser aplicadas no seu negócio:
Simplificar é essencial
Não importa quão difícil a tarefa seja, a chave para administrá-la é simplificar. Nick Saban, treinador de futebol americano do time da Universidade Estadual de Louisiana, aprendeu esse princípio com Lionel Rosen, professor de psiquiatria da Universidade Estadual de Michigan. Como o jogo em si funciona por meio de um sistema complexo para compreender tudo de uma só vez, Saban diz a seus jogadores para focar apenas na próxima jogada, focar em uma etapa de cada vez
No mundo dos negócios pode funcionar da mesma maneira. Quando você ou sua equipe se deparam com um grande projeto, veja se você pode reduzir cada etapa para completar uma de cada vez. Não adianta querer abraçar o mundo. “É preciso ter um planejamento. Escreva um esboço detalhado, delegue apropriadamente para cada membro da equipe e dê uma olhada no que você pode terminar no dia ou até mesmo na hora. Você se sentirá mais confiante e capaz”, sugere a consultora financeira.
Jogue com seus pontos fortes
Os esportes coletivos contam com as características variadas e habilidades especializadas de seus membros. Cada um se sai melhor em determinado papel. Quando você é o líder da equipe, saiba quais são os pontos fortes e fracos do seu time. “Vá além de rever sua experiência para entender como eles enxergam as coisas. Você pode descobrir um talento oculto que possa ajudar nos resultados gerais da equipe, por exemplo”, explica Kaplan
Mantenha canais de feedback abertos
Se você é um atleta ou proprietário de uma empresa, o feedback dos clientes é crucial. Quando se administra uma empresa e uma equipe é preciso estar aberto para ouvir o outro lado, sendo elogio ou uma crítica. Quando você se coloca numa posição mais humilde e acredita que sempre pode melhorar, você sempre poderá subir mais um degrau do sucesso.
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Valorize sua equipe
Mesmo em esportes individuais como o tênis, os jogadores de elite contam com um pequeno grupo de especialistas para orientá-los. A equipe de um jogador de tênis pode consistir de um treinador, instrutor, fisioterapeuta e nutricionista, com apoio adicional, conforme necessário. Roger Federer, amplamente considerado como um dos melhores tenistas de todos os tempos, recebeu orientações sete treinadores ao longo de sua carreira, segundo a consultora financeira
A dica é sempre valorizar quem está com você e ajuda nas suas tarefas diárias, afinal ninguém chega sozinho em lugar nenhum. “Nunca se esqueça das contribuições individuais dos membros de sua equipe, não importa quão pequenos sejam. Se você sentir que algo está faltando na sua caixa de ferramentas profissional, aja e encontre a pessoa que pode preencher a lacuna”, opina a consultora.
Visualize o sucesso
Kaplan explica que, segundo uma pesquisa divulgada pelo New York Times, pensar a longo prazo de forma positiva tem desempenhado um papel importante nos esportes de elite há algum tempo. Na prática, visualizar significa que quanto mais você deseja e acredita que vai alcançar seu objetivo e mentaliza isso na sua cabeça, maiores são as chances de você realmente chegar lá. Ou seja, um atleta pensar e focar em ganhar o campeonato ajuda a concretizar esse desejo.
Assim, use a visualização como uma ferramenta para o sucesso do seu negócio. Imagine o desenvolvimento e o sucesso de seus projetos. Isso irá ativar seu cérebro para manifestar seus objetivos muito mais rápido.