Unir o movimento dos shopping centers ao baixo custo das lojas de rua. Esta é a ideia das franquias do tipo “store in store” (literalmente: uma loja dentro de outra loja), que focam em áreas de grande concentração de pessoas, como os supermercados e hiperlojas de segmentos (como algumas gigantes que vendem material de construção).
Este modelo existe há mais de 15 anos, nos Estados Unidos, e se tornou muito popular por lá, explica o especialista em varejo Roberto Vautir, da AGR Consultores. No Brasil, as lojas que ficam dentro de outras lojas começaram a se popularizar recentemente.
Uma vantagem são os custos. Em geral, o custo de aluguel e de taxas nestes espaços é menor, na comparação com um shopping center. Por outro lado, é preciso atentar para os critérios do contrato, já que o empreendimento costuma impor regras de funcionamento que não existiriam em uma loja comum, na rua, por exemplo.
Comprar uma franquia para abrir nestes espaços pode ser uma boa opção, já que o franchising oferece um modelo de negócios já pronto. Significa que o empreendedor não precisa "perder" muito tempo planejando a cara do seu negócio.
Por outro lado, as redes cobram taxas. Em geral um valor mais alto na hora de abrir (a taxa de franquia) e outros, mensais. Os mais populares são as taxas de royalties e de propaganda, que costumam ser cobradas como uma porcentagem sobre o faturamento bruto da empresa.
Além das lojas de outras lojas, há um modelo store in store em que duas marcas compartilham um mesmo espaço. É o caso do grupo Trigo, que trabalha suas franquias Spoleto e Dominos de forma conjunta, explica o consultor Roberto Vautir.
"O formato permite ao franqueado ter uma redução nos custos, compartilhamento de funcionários, aumento no fluxo de clientes, além da reudução do tempo ocioso na loja. São marcas complementares".
Quer saber se franquia é uma boa ideia para você? Confira a nossa análise sobre os perfis de franqueador e de franqueado.
Confira oito ideias de franquias para abrir "store in store", dentro de mercados e afins:
1. Patroni
Pizzaria
Criada há 32 anos, a rede de pizzarias Patroni entrou no mercado de franquias em 2003. Atualmente, são mais de 200 unidades espalhadas pelo território brasileiro. A partir deste ano (2017), a rede passou a investir num modelo de loja express, com a pretensão de entrar em grandes redes de hipermercados. Já são três unidades em São Paulo, nas redes Carrefour e Extra, e a expectativa é ter 10 novas com este perfil em breve. Os valores de investimento para montagem das lojas em supermercados são similares aos praticados em shopping center. Mas os custos de operação são menores, nas novas lojas.
Ficha técnica - Patroni Expresso
Investimento inicial: R$ 145 mil a R$ 295 mil (inclui taxa de franquia)
Capital de giro: de R$ 5 mil a R$ 10 mil (já incluso no valor de investimento total)
Taxa de franquia: R$ 45 mil
Taxa de royalties: 5%
Taxa de publicidade: 1%
Faturamento médio mensal da unidade: R$ 55 mil
Lucro médio mensal: de 12 a 20%
Prazo de retorno: de 18 a 36 meses
Número de funcionários: 8 funcionários
Área da unidade: 30m²
2. Cheirin Bão
Alimentação
A rede de franquias mineira Cheirin Bão tem objetivo de popularizar o consumo do café especial no Brasil.
Ficha técnica - loja Cheirin Bão
Invetimento inicial: R$ 90 mil
Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
Lucro médio mensal: R$ 15 mil
Retorno do investimento: a partir de 9 meses
3. Balão da Informática
Varejo de informática
A empresa trablaha no varejo de informática e eletrônicos.
Ficha técnica
Investimento total: R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 14.900
Prazo de retorno do investimento: 6 meses
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Lucro mensal: R$ 15 mil
Capital de giro: R$ 20 mil
Taxa de royalties: R$ 1.990 para grandes cidades e R$ 990,00 para cidades menores
4. Encontre Sua Viagem
Agência de turismo
A franquia, especializada em turismo, atua no Brasil todo oferecendo passagens aéreas, pacotes de viagens e locação de veículos.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 15mil
Abertura da empresa: 45 a 60 dias
Projeto Arquitetônico: incluso na taxa de franquia
Estoque Inicial: Não possui
Capital de giro: R$ 15mil
5. Suav
Esmalteria
A rede de esmalteria nasceu em Belo Horizonte, e é especializada em fazer atendimento sem hora marcada. Oferece um mix de serviços, como depilação, design de sobrancelhas e esmalteria.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 125 mil
Taxa de Franquia: R$ 35 mil
Investimento de instalação: R$ 60 mil
Royalties: R$ 1.500 (mensal)
Capital de Giro: R$ 30 mil
Taxa de publicidade: R$ 500 (mensal)
Número de Funcionários: 7
Faturamento bruto médio mensal: R$70 mil
Lucro líquido mensal: 20%
Prazo de retorno: 24 a 36 meses
Prazo de contrato: 5 anos
6. Rei do Mate
Alimentação
Além de comercializar produtos à base de mate, a rede é especializada em cafés. A rede possui lojas em shoppings, mercados e aeroportos.
Ficha técnica
Investimento inicial: R$ 250 a R$ 350mil (sem ponto comercial)
Número de funcionários por loja: 6 a 10 funcionários para lojas tradicionais de shopping, rua e os quiosques.
Prazo de contrato: cinco anos
Royalties: 4% do faturamento bruto
Taxa de propaganda: 1% do faturamento bruto
Previsão de retorno do investimento: em média 36 meses
Média de faturamento por loja: em média R$ 75 mil por mês (média conforme o tipo de ponto)
Lucro médio: de 15% do faturamento
Capital de giro: R$ 20.000,00
7. Urban Arts
Galeria de arte
A Urban Arts é uma galeria de arte que trabalha com quadros, prints, posters e objetos de design, como almofadas e cases de celular. As galerias ficam dentro de outras lojas (em geral de decoração ou do ramo artístico).
Ficha técnica
Investimento Inicial (taxa de franquia + capital de giro + adequação do espaço): Entre R$ 230mil e 380mil
Capital de giro: entre R$ 40mil a R$90mil
Taxa de franquia: R$ 45mil
Área média para instalação:
- Galeria Pequena: 50m²
- Galeria Média: 80m²
- Galeria Grande: 120m²
Quantidade de funcionários: 3 a 6
Royalties:10% sobre o faturamento bruto da unidade
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto da unidade
Faturamento médio mensal da unidade: R$108mil
Rentabilidade média da unidade: 10% a 15% do faturamento
Prazo médio para retorno: 18 e 36 meses
8. iGUi Trata Bem
Varejo de piscinas
A iGUi Trata Bem é um modelo de franquia da rede iGUi (do ramo de varejo de piscinas) voltada para o modelo store-in-store. Neste modelo, é possível contratar os serviços de manutenção, assistência técnica e tratamento de água; aspiração; limpeza de borda; identificação de defeitos na piscina; além da venda de produtos químicos, acessórios e até de piscinas.
Ficha técnica
Tamanho da loja Trata Bem: 6 metros de frente, 3m de altura e 2,96cm de largura
Faturamento médio mensal da franquia: R$ 25 mil/mês
Investimento inicial: R$ 30 mil
Investimento total: R$ 34 a 46 mil
Retorno do investimento: o prazo de retorno do investimento da opção Home Office é de 4 a 8 meses. Já as lojas, cujo investimento é maior, podem demandar de 6 a 12 meses para que se tenha o investimento recuperado.