A rede curitibana Choripan, pioneira no conceito do pão com chorizo, o que seria uma versão argentina do “cachorro-quente”, abriu para o modelo de franquias, com três opções de formato para o negócio. A marca, comandada pelo chef de cozinha João Scalzo e pelo bartender Carlos Fracaro, tem duas lojas em Curitiba, com espaço interno e externo, que é o seu modelo tradicional de restaurante. Isso porque a marca agora tem dois novos formatos: o Choripan Slim, com serviço de balcão, para shoppings, complexos gastronômicos, galerias, supermercados e conveniência, e o Chorimóvel, uma descolada kombi para estacionar em feiras, eventos gastronômicos e festas.
A primeira unidade do Choripan foi aberta em 2013 na Rua Tapajós, no bairro São Francisco, e a segunda em 2016 na Avenida Getúlio Vargas, no Água Verde, sendo esta 50% própria e 50% franqueada. Até o final do ano, ainda sem data definida, será aberta a terceira unidade do Choripan na capital paranaense, no mesmo formato das duas primeiras, dentro de uma minivila gastronômica, que será inaugurada na Rua Alberto Bolliger, no bairro Juvevê.
A quarta unidade está negociada e será um Chorimóvel. O projeto seguindo modelos dos foodtrucks é um resgate do que havia sido um plano abortado anteriormente para o Choripan, recorda Scalzo. Os sócios chegaram a comprar uma kombi, em 2016, mas estacionaram a ideia por considerarem uma moda passageira. “Com o negócio consolidado, recebemos muitos pedidos para estar em eventos, como opção pro lanche da madrugada, em fim de festa de casamento, assim como em rodeios.”
Com a expansão para franquia, chegou a hora de voltar a investir na ideia e de colocar a kombi para rodar. “Estamos com contrato pré-assinado e ela está sendo totalmente reformada, para ser inaugurada no segundo semestre”, conta.
Choripan mira regiões centrais e cidades quentes
A marca deve chegar em breve a outros estados do país. Negociações estão avançadas com operadores de Bauru, no interior de São Paulo, e de Joinville, em Santa Catarina, que estão em fase de escolha do ponto, ambas em modelo Slim. “A preferência é expandir para regiões centrais do país e cidades com temperaturas mais elevadas, onde o público naturalmente faz um melhor aproveitamento dos espaços da cidade.”
Locais do interior do Paraná, como Maringá, Toledo e Cascavel são alvos, assim como municípios da região metropolitana de Curitiba, como Araucária, São José dos Pinhais e Pinhais, revela o empresário. “Elas são interessantes, pois estão crescendo muito e demandam cada vez mais por produtos de mais qualidade.”
Antes da definição pelo ingresso no modelo de franquias, o Choripan foi uma das 15 empresas paranaenses selecionadas pelo Sebrae, entre 500, para participar de um processo de consultoria, ao longo de 2016, em parceria com a Fecomércio e ABF – Associação Brasileira de Franchising. “Além do pioneirismo na exclusividade do produto, criamos o conceito de misturar arte com gastronomia, autoatendimento e uso do espaço público e quisemos replicar o modelo. Optamos pelo sistema de franquias, pois permite garantias para as duas partes.”
O Choripan tem um faturamento mensal de R$ 185 mil nas duas lojas e fechou o ano de 2017 com um volume de R$ 2.220 milhões em vendas. A estimativa é crescer cerca de 50% a cada ano, com a abertura de três a cinco lojas por período. “Temos apenas cinco anos de mercado. Nossa meta é crescer de forma gradativa, porém com calma, aperfeiçoando nosso modelo e nos consolidando com tranquilidade”, afirma Scalzo.
Linguiça artesanal tem receita exclusiva
A receita exclusiva das linguiças artesanais do Choripan, feitas com carnes nobres, foi desenvolvida pelos sócios da marca. O produto tem autorização do Ministério da Agricultura e está dentro dos critérios de qualidade exigidos pela Vigilância Sanitária. São produzidas cinco toneladas de linguiça artesanal ao ano para as atuais lojas, com selo da fabricante Defumados Ganchinho.
Toda a rede de fornecedores do Choripan é regional, com o conceito de empreendedorismo sustentável. “A empresa não somente artistas locais, responsáveis pelo design e conceito do projeto, como os produtores, para a seleção dos produtos frescos oferecidos nas unidades.”
Os sanduíche custam a partir de R$ 15. No pão baguete, o cliente escolhe entre oito sabores de linguiças. Acompanham molho chimichurri, repolho e vinagrete especial da casa. O cardápio traz ainda variações de pratos hispânicos, bem como opções vegetarianas, porções de empanadas e minichurros. Entre as bebidas, chopes e cervejas artesanais e cachaças autorais.
Valores da franquia
Investimento total: R$ 80 mil (Chorimóvel), R$ 120 mil (Slim) e R$ 250 mil (Restaurante).
Taxa de franquia: R$ 40 mil (valor será o mesmo para todos os modelos até o limite da quinta unidade. Variação das taxas conforme formato ainda são indefinidas).
Capital de giro: R$ R$ 15 mil a R$ 40 mil.
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto.
Taxa de propaganda: 2% sobre o faturamento bruto.
Faturamento mensal: de R$ 40 mil (Chorimóvel), R$ 70 mil (Slim) e R$ 100 mil (Restaurante).
Lucratividade mensal: 18%
Prazo de retorno: 18 meses.
Prazo de contrato: 5 anos.
Área mínima: 15 m² (Slim) e 60 m² (Restaurante).
Localização: a partir de 150 mil habitantes.
Funcionários: a partir de três + um gestor.