Com quase duas décadas de mercado, o Spoleto se firmou como a maior rede de fast food brasileira, no quesito comida italiana. Atualmente, a marca está em pleno processo de rebranding, para se afastar do conceito de comida rápida e valorizar mais a gastronomia. Para abrir uma nova loja do Spoleto, atualmente, o valor é de R$ 555 mil, em shopping, e de R$ 800 mil, para loja de rua.
O valor inclui custos com a arquitetura do espaço, maquinário e um estoque inicial. O investimento inicial em uma loja de shopping é de R$ 495 mil, mais os R$ 60 mil da taxa de franquia, espécie de licença cobrada pelas redes de franquias para utilização da marca.
Já o aluguel do ponto - bem como as taxas cobradas pelos shoppings - não estão incluídos no investimento inicial. O mesmo vale para as lojas de rua, que têm um conceito um pouco diferente, com lojas maiores, de cerca de 150 metros quadrados. Neste caso, o investimento inicial é um pouco maior: fica em R$ 740 mil (mais a taxa de franquia).
O Spoleto calcula que o faturamento médio suas lojas gira em torno de R$ 104 mil por mês. Deste valor, entre R$ 12 mil e R4 15 mil é de lucro.
A rede estima que as unidades levam entre três anos e três anos e quatro meses para dar retorno do valor investido inicialmente.
Confira a ficha técnica da franquia com todos os valores
Plano de expansão
O Spoleto conta, atualmente, com mais de 350 restaurantes espalhados por todo o Brasil. Os únicos estados onde a rede não está presente, hoje, são Mato Grosso e Roraima.
O plano de expansão da rede é pelo país todo. Mas pelo momento econômico brasileiro (que ainda é de receio na hora de investir) e pela consolidação que a marca Spoleto já alcançou, o Grupo Trigo, controlador da rede, prioriza candidatos "mais qualificados".
Minha cozinha italiana
Desde julho deste ano, o Spoleto colocou em prática o projeto "Minha cozinha italiana", que reformulou totalmente as unidades da rede. De lá para cá, os novos franqueados já abriram suas unidades neste novo formato. Os valores de investimento atuais da marca são todos compatíveis com o projeto.
Para o usuário, a primeira grande diferença é visual: as lojas passam a ser marcadas pelo cinza e por tons sóbrios, e não mais pelo vermelho vibrante tradicional do Spoleto.
Mas a principal mudança é o cardápio. O número de ingredientes foi reduzido e houve um investimento em "comida real". Industrializados deram lugar a alimentos frescos, e muita coisa passa a ser produzida na cozinha do próprio restaurante.
Para dar conta de fazer esta produção diária de alimentos frescos, o Spoleto desenvolveu novas técnicas de gestão e de divisão do tempo de trabalho dos funcionários. A marca oferece treinamento a seus franqueados sobre isso.
Para quem já tem uma unidade Spoleto, o custo aproximado de "conversão" para o novo modelo é de R$ 150 mil. A rede fechou parceria com instituições bancárias parcelar este valor em 48 vezes ou mais, a juros baixos.
Ficha técnica da franquia
Investimento médio em loja de shopping (40m²): a partir de R$ 495 mil (sem taxa)
Investimento médio em loja de rua (150m²): a partir de R$ 740 mil (sem taxa)
Faturamento médio mensal: R$ 104 mil
Taxa de franquia: R$ 60 mil
Taxa de publicidade: 2% do faturamento bruto para fundo nacional
Taxa de royalties: 6% do faturamento bruto mensal
Margem de lucro médio: 12 a 15%
Prazo médio de retorno do investimento: 36 a 40 meses
Número mínimo de funcionários por loja: 9 funcionários
Capital de Giro: R$ 20 mil
Prazo do Contrato: 5 anos
Contato: sejafranqueado@grupotrigo.com.br
Site: www.spoleto.com.br
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”