Inovar não é mais um privilégio de pequenas startups, nascidas nas "garagens" mundo afora. Cada vez mais, a inovação vai ser pré-requisito para as empresas que quiserem seguir vivas em um mercado que se transforma numa velocidade galopante. Esta é a discussão central do evento Empreender, realizado pela Gazeta do Povo realiza na próxima segunda-feira (11). Voltado para empreendedores pequenos, médios e gigantes, o evento está com inscrições abertas.
O evento será realizado na FTD Digital Arena, no câmpus da PUCPR, no Prado Velho, O tema deste ano será: “Inovação e Estratégia. Como crescer e se manter através da inovação?”.
A palestra principal fica a cargo de Leandro Barbeita, da Cisco Systems. Barbeita assumiu, recentemente, o cargo de coordenador do Centro de Inovação da Cisco, no Rio de Janeiro.
Como uma empresa que tem a tecnologia em seu DNA, a Cisco tem liderado discussões sobre inovação. Há dois anos, o então CEO John Chambers abriu a conferência internacional da empresa assim: "Infelizmente, daqui a 10 anos, 40% dos negócios que estão nesta sala não vão existir de uma forma relevante".
Ainda que 70% das empresas possam fazer a travessia para o mundo digital, apenas um terço deles o fará de uma forma competente, segundo Chambers. Por isso o Empreender da Gazeta do Povo quer pensar a inovação como um motor de desenvolvimento das corporações. E não algo restrito aos departamentos criativos e de desenvolvimento.
Grandes e pequenos em sinergia
Como inovar com velocidade e eficiência. Este será o tema do painel de abertura do Empreender, da Gazeta do Povo, que irá reunir empreendedores de diferentes trajetórias para um bate-bola sobre o "espírito de startup ".
A ideia é reunir empresas tradicionais e startups, gente de diferentes áreas e com diferentes experiências sobre como é empreender.
O Boticário, por exemplo, é hoje a maior rede de franquias do Brasil. Nascida no tradicional setor de perfumaria, a empresa hoje tem um setor inovador que funciona a plena vapor, inclusive em diálogo com a sociedade.
Recentemente, a empresa realizou seu primeiro "perfumathon", um hackaton de perfumaria, onde estudantes e jovens talentos se debruçaram sobre os desafios enfrentados pelo Boticário na área da inovação.
Quem também marca presença é fintech Ebanx. Nascida em Curitiba, a empresa se especializou em sistemas de pagamento pela internet. A empresa conta hoje com mais de 200 parceiros, como AliExpress, Airbnb, PSN e Spotify, e tem mais de 20 milhões de usuários no Brasil e na América Latina.
Recentemente, a Ebanx foi anunciada como parceira oficial do "Pagar com Google", dispositivo de pagamento digital da gigante do Vale do Silício.
Não precisa ser empresário para ser empreendedor
Nem só de empresários se faz o empreendedorismo. Além de pessoas que criaram seus próprios negócios para tentar dar respostas a algum problema da sociedade, o Empreender da Gazeta do Povo é pensado para qualquer pessoa com um espírito inovador. Desde "startupeiros" a funcionários gabaritados de empresas centenárias.
As inscrições estão abertas até sexta-feira (8), e podem ser feitas pelo site www.gazetadopovo.com.br/economia/livre-iniciativa/empreender/inscricoes.