Alugar um ponto comercial não é fácil (aliás, confira aqui 12 dicas para escolher o melhor imóvel). Por isso abrir um negócio que precisa de pouco espaço pode ser uma boa saída na hora de economizar . As oito franquias que listamos abaixo trabalham com pontos de até 10 metros quadrados. O investimento inicial varia entre R$ 35 mil e R$ 160 mil.
LEIA MAIS sobre empreendedorismo, carreira e finanças pessoais
A maioria são opções de quiosques em shopping. A desvantagem, neste caso, são as altas taxas cobradas pelo mall. O lado bom é o grande fluxo de transeuntes com ímpeto de gastar por ali.
Adquirir uma franquia pode ser uma boa ideia para quem quer abrir um empreendimento, mas não pretende "perder muito tempo" formatando o negócio. A vantagem das franquias é oferecer um modelo já pronto e uma marca forte.
Mas, é claro, não existe "almoço grátis". As marcas cobram por esta vantagem. Em geral uma taxa de franquia (que funciona como uma "joia" de clube, dando direito ao uso da marca), além de cobranças mensais, em geral sobre o faturamento bruto (e não sobre o lucro).
1. Nutty Bavarian
Segmento: alimentação
No Brasil desde 1996, a marca é especializada em grãos glaceados, sem fritura, como amendoins, castanhas, nozes, amêndoas e macadâmias. A rede conta com mais de 130 quiosques no país, distribuídos em shoppings, aeroportos, rodoviárias, estações de metrô e universidades.
Ficha técnica
Tamanho do negócio: 4 m²
Investimento inicial: até R$ 109 mil
Primeiro enxoval: de R$ 12 mil a R$ 18 mil
Equipamento: R$ 6 mil
Taxa de franquia: entre R4 80 mil e R$ 85 mil
Faturamento mensal: R$ 34 mil mensal (bruto)
Lucro médio: R$ 6 mil (média)
Prazo de retorno: 18 meses
Taxas continuadas: 8%
2. Loft
Ramo: eletrônicos
A Loft é uma franquia especializada na venda de gadgets, eletrônicos e acessórios com design arrojado. São vendidos itens como power banks, headphones, eartphones, rádios retrô, entre outros. Nascida no Rio de Janeiro, em 2013, a rede hoje chega a 45 lojas.
Ficha técnica
Tamanho: de 9 a 15 m²
Investimento inicial: R$ 135 mil (quiosque)
TAxa de franquia: R$ 25 mil
Taxa de royalties: 6%
Taxa de propaganda: 1%
Faturamento médio: R$ 80 mil mensal
Previsão de retorno do investimento: 12 meses
3. UV.Line
Ramo: vestuário
A UV.Line é uma marca de roupas e acessórios com proteção solar, que utiliza tecidos que bloqueiam boa parte da radiação UV. A marca tem lojas em diferentes regiões do Brasil e revendas no Brasil e no exterior.
Ficha técnica
Tamanho das unidades: de 6 a 9 m²
Investimento inicial: de R$ 130 mil a R$ 160 mil (quiosque)
Retorno do investimento: de 18 a 36 meses
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Taxa de propaganda: 2% sobre as vendas
Royalties: 30% sobre as compras
4. Euro
Ramo: relógios
A Euro é uma marca de moda com propósito fashion voltada para o público feminino. Além de relógios, a rede trabalha com óculos e semijoias, inspiradas em tendências do universo da moda.
Ficha técnica
Área de quiosque: 6 m²
Investimento inicial: R$ 121 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Quiosquer + montagem: R$ 43 mil
TV, PC, Câmera e impressora fiscal: R$ 8,5 mil
Software de gestão / treinamento: R$ 4,4 mil
Estoque inicial a partir de R$ 45 mil
Previsão de payback: 12 a 24 meses
Funcionários por unidade: 4 a 5
Capital de giro: R$ 30 mil
Lucratividade média: 12% a 20%
Faturamento médio: R$ 63 mil por mês
Royalties e taxa de propaganda: não cobra
5. Balas Fini
Ramo: doces
Líder na produção de balas de gelatina, marshmallows e chicletes, as Balas Fini entraram para o setor de franquias com balas e quiosques próprios, especializados em guloseimas. Os quiosques são projetados com a identidade visual colorida e divertida da marca.
Ficha técnica
Área dos quiosuqes: 7,2m² a 9m²
Investimento total: R$ 120 mil
Taxa de Franquia: R$ 40 mil
Royalties: R$ 2,5 mil fixo ao mês
Taxa de marketing: R$ 2 mil anual
Taxa de propaganda: R$ 1 mil mensal
Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Lucratividade: entre 13% e 15%
6. Contém1g
Ramo: beleza
A Contém1g é uma empresa de cosméticos, que surgiu com a produção e comercialização de perfumes. A empresa hoje atua no segmento de varejo por meio de franquias, exclusivamente com a venda de maquiagens.
Ficha técnica
Área: de 6 a 10 m²
Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 20%
Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 50 mil
Rentabilidade: de 10% a 20%
Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Tempo de contrato: 3 anos
7. Mormaii
Segmento: vestuário
A Mormaii é uma loja de roupas especializada na moda do surf. A marca tem ampla presença na mídia, com patrocínio de eventos e de atletas do esporte. Além de roupas e acessórios, a marca também vende equipamentos esportivos.
Ficha técnica
Área: quiosques de 6m², 9m² e 12m¹
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Taxa de royalties: 3% (valor das vendas)
Taxa de propaganda: 2%
Investimento inicial: em torno de R$ 150 mil
8. Sense Spa Express
Segmento: saúde
O Sense Spa Express é uma franquia no ramo de saúde e bem-estar com serviços de massagens relaxante e terapêutica. As unidades são treinadas para combinar a técnica chinesa do Tuiná e poltronas de massagem de alta tecnologia. Os quiosques e lojas têm entre 4 m²e 10 m².
Ficha técnica
Área: quiosque (a partir de 4 m²), lounge (a partir de 8 m²) e loja (a partir de 10 m²).
Investimento inicial: varia entre R$ 80 mil e R$ 150 mil
Capital de giro: de R$ 8 mil a R4 15 mil
Taxa de franquia: R$ 29,9 mil
Taxa de royalties: R$ 1,5 mil fixo ou 3% do faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
Lucro médio mensal: 20% a 30%
Prazo de retorno: a partir de 10 meses