Quiosque da Nutty Bavarian ocupa 4m²| Foto: Tadeu BrunelliDivulgação/Nutty Bavarian

Alugar um ponto comercial não é fácil (aliás, confira aqui 12 dicas para escolher o melhor imóvel). Por isso abrir um negócio que precisa de pouco espaço pode ser uma boa saída na hora de economizar . As oito franquias que listamos abaixo trabalham com pontos de até 10 metros quadrados. O investimento inicial varia entre R$ 35 mil e R$ 160 mil. 

CARREGANDO :)

LEIA MAIS sobre empreendedorismo, carreira e finanças pessoais

A maioria são opções de quiosques em shopping. A desvantagem, neste caso, são as altas taxas cobradas pelo mall. O lado bom é o grande fluxo de transeuntes com ímpeto de gastar por ali. 

Publicidade

Adquirir uma franquia pode ser uma boa ideia para quem quer abrir um empreendimento, mas não pretende "perder muito tempo" formatando o negócio. A vantagem das franquias é oferecer um modelo já pronto e uma marca forte. 

Mas, é claro, não existe "almoço grátis". As marcas cobram por esta vantagem. Em geral uma taxa de franquia (que funciona como uma "joia" de clube, dando direito ao uso da marca), além de cobranças mensais, em geral sobre o faturamento bruto (e não sobre o lucro). 

1. Nutty Bavarian 

Segmento: alimentação 

No Brasil desde 1996, a marca é especializada em grãos glaceados, sem fritura, como amendoins, castanhas, nozes, amêndoas e macadâmias. A rede conta com mais de 130 quiosques no país, distribuídos em shoppings, aeroportos, rodoviárias, estações de metrô e universidades. 

Publicidade

Ficha técnica 

Tamanho do negócio: 4 m² 

Investimento inicial: até R$ 109 mil 

Primeiro enxoval: de R$ 12 mil a R$ 18 mil 

Equipamento: R$ 6 mil 

Publicidade

Taxa de franquia: entre R4 80 mil e R$ 85 mil 

Faturamento mensal: R$ 34 mil mensal (bruto) 

Lucro médio: R$ 6 mil (média) 

Prazo de retorno: 18 meses 

Taxas continuadas: 8% 

Publicidade

2. Loft 

Ramo: eletrônicos 

A Loft é uma franquia especializada na venda de gadgets, eletrônicos e acessórios com design arrojado. São vendidos itens como power banks, headphones, eartphones, rádios retrô, entre outros. Nascida no Rio de Janeiro, em 2013, a rede hoje chega a 45 lojas. 

Ficha técnica 

Tamanho: de 9 a 15 m² 

Publicidade

Investimento inicial: R$ 135 mil (quiosque) 

TAxa de franquia: R$ 25 mil 

Taxa de royalties: 6% 

Taxa de propaganda: 1% 

Faturamento médio: R$ 80 mil mensal 

Publicidade

Previsão de retorno do investimento: 12 meses 

3. UV.Line 

Ramo: vestuário 

A UV.Line é uma marca de roupas e acessórios com proteção solar, que utiliza tecidos que bloqueiam boa parte da radiação UV. A marca tem lojas em diferentes regiões do Brasil e revendas no Brasil e no exterior. 

Ficha técnica 

Publicidade

Tamanho das unidades: de 6 a 9 m² 

Investimento inicial: de R$ 130 mil a R$ 160 mil (quiosque) 

Retorno do investimento: de 18 a 36 meses 

Taxa de franquia: R$ 25 mil 

Taxa de propaganda: 2% sobre as vendas 

Publicidade

Royalties: 30% sobre as compras 

4. Euro 

Ramo: relógios 

A Euro é uma marca de moda com propósito fashion voltada para o público feminino. Além de relógios, a rede trabalha com óculos e semijoias, inspiradas em tendências do universo da moda. 

Ficha técnica 

Publicidade

Área de quiosque: 6 m² 

Investimento inicial: R$ 121 mil 

Taxa de franquia: R$ 20 mil 

Quiosquer + montagem: R$ 43 mil 

TV, PC, Câmera e impressora fiscal: R$ 8,5 mil 

Publicidade

Software de gestão / treinamento: R$ 4,4 mil 

Estoque inicial a partir de R$ 45 mil 

Previsão de payback: 12 a 24 meses 

Funcionários por unidade: 4 a 5 

Capital de giro: R$ 30 mil 

Publicidade

Lucratividade média: 12% a 20% 

Faturamento médio: R$ 63 mil por mês 

Royalties e taxa de propaganda: não cobra 

5. Balas Fini 

Ramo: doces 

Publicidade

Líder na produção de balas de gelatina, marshmallows e chicletes, as Balas Fini entraram para o setor de franquias com balas e quiosques próprios, especializados em guloseimas. Os quiosques são projetados com a identidade visual colorida e divertida da marca. 

Ficha técnica 

Área dos quiosuqes: 7,2m² a 9m² 

Investimento total: R$ 120 mil 

Taxa de Franquia: R$ 40 mil 

Publicidade

Royalties: R$ 2,5 mil fixo ao mês 

Taxa de marketing: R$ 2 mil anual 

Taxa de propaganda: R$ 1 mil mensal 

Retorno do investimento: de 18 a 24 meses 

Lucratividade: entre 13% e 15% 

Publicidade

6. Contém1g 

Ramo: beleza 

A Contém1g é uma empresa de cosméticos, que surgiu com a produção e comercialização de perfumes. A empresa hoje atua no segmento de varejo por meio de franquias, exclusivamente com a venda de maquiagens. 

Ficha técnica 

Área: de 6 a 10 m² 

Publicidade

Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil 

Taxa de franquia: R$ 20 mil 

Royalties: 20% 

Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 50 mil 

Rentabilidade: de 10% a 20% 

Publicidade

Retorno do investimento: de 24 a 36 meses 

Tempo de contrato: 3 anos 

7. Mormaii 

Segmento: vestuário 

A Mormaii é uma loja de roupas especializada na moda do surf. A marca tem ampla presença na mídia, com patrocínio de eventos e de atletas do esporte. Além de roupas e acessórios, a marca também vende equipamentos esportivos. 

Publicidade

Ficha técnica 

Área: quiosques de 6m², 9m² e 12m¹ 

Taxa de franquia: R$ 35 mil 

Taxa de royalties: 3% (valor das vendas) 

Taxa de propaganda: 2% 

Publicidade

Investimento inicial: em torno de R$ 150 mil

8. Sense Spa Express

Segmento: saúde

O Sense Spa Express é uma franquia no ramo de saúde e bem-estar com serviços de massagens relaxante e terapêutica. As unidades são treinadas para combinar a técnica chinesa do Tuiná e poltronas de massagem de alta tecnologia. Os quiosques e lojas têm entre 4 m²e 10 m².

Ficha técnica

Publicidade

Área: quiosque (a partir de 4 m²), lounge (a partir de 8 m²) e loja (a partir de 10 m²).

Investimento inicial: varia entre R$ 80 mil e R$ 150 mil

Capital de giro: de R$ 8 mil a R4 15 mil

Taxa de franquia: R$ 29,9 mil

Taxa de royalties: R$ 1,5 mil fixo ou 3% do faturamento

Publicidade

Faturamento médio mensal: R$ 40 mil

Lucro médio mensal: 20% a 30%