Lucilaine Lima largou a carreira de professora em escola para criar o Instituto Gourmet| Foto: Fábio SeixoDivulgação/Instituto Gourmet

Foi por necessidade que a carioca Lucilaine Lima largou a sala de aula. Sem trabalho, foi fazer "bico" como doceira. Em pouco tempo, já dava aulas de gastronomia. O timing não poderia ser melhor. A crise econômica, que levou muita gente a procurar novas habilidades, somada à febre de masterchefs e afins fez seu Instituto Gourmet crescer rápido. Criada há sete anos, a empresa já tem planos de fechar 2017 com R$ 5 milhões de faturamento. 

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Lucilaine é formada em Biologia. Desistiu do sonho de ser professora depois que seu filho nasceu. Foi aí que resolveu abrir sua cozinha para o pessoal que sempre pedia suas receitas, na cidade de Serra, a 30 minutos de Vitória, no Espírito Santo. 

No início, era tudo muito solto. Conforme os aulnos pediam, ela ia ensinando. A professora percebeu que passava muito tempo tirando dúvidas de toda ordem, de receitas à lógica de precificação dos produtos. Foi quando decidiu criar um método de ensino. 

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A ideia de abrir uma escola foi do marido, que começou a ver sua casa ser tomada de gente, alunos. O casal investiu R$ 180 mil na primeira unidade. Era todo o dinheiro que tinham guardado. 

A primeira sede do Instituto Gourmet foi aberta em 2014, em Serra. Hoje já são 23, sendo 20 franqueadas. Todas no Sudeste, no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Da carreira como professora, além da didática para dar aula, Lucilaine tirou frutos da sua graduação. Hoje ela coordena toda a parte sanitária e microbiológica do Instituto, o que é fundamental no mercado de gastronomia. “Tudo que eu fiz sempre foi com amor. E acho que esse é o segredo”.

Crescimento de 600% 

O Instituto Gourmet tem planos de fechar este ano com crescimento de 600%, em relação a 2016. Mérito do franchising: foram 20 unidades abertas desde o lançamento do modelo de franquias, em janeiro deste ano. 

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"Eu vi que não existia no Brasil um modelo de negócios exatamente igual ao meu. Tem coisas parecidas (técnico, faculdade ou um cursinho básico). Mas nada como o nosso que é para profissionalizar, colocar no mercado rapidamente, fazer empreender. E a gente viu essa oportunidade." 

O Instituto também surfou na moda dos realities de culinária, como o Masterchef. "Acelerou muito o processo, foi astronômico", conta Lucilaine. 

O Instituto oferece oito cursos no total. Os carros-chefes são os de "master confeiteiro" e de cozinheiro profissional, ambos com duração de um ano. 

Em geral, os franqueados são pessoas com perfil empreendedor (o investimento inicial é de R$ 250 mil). Não necessariamente da área da gastronomia. O treinamento é feito in loco, e em três pilares: comercial, pedagógico e administrativo. 

Para o próximo ano, o Instituto Gourmet tem planos de começar a expansão para outras regiões do país, como o Sul e o Nordeste.

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