Muita gente sonha em ter um negócio na área de moda. Uma opção, para quem não quer começar tudo do zero, é adquirir uma franquia e abrir uma loja vinculada a uma grande marca. Listamos seis franquias de moda, de vestuário e acessórios, para abrir com até R$ 200 mil de investimento inicial.
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Nos dois primeiros semestres deste ano, as franquias de moda faturaram quase R$ 9 bilhões no Brasil todo, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
Parte disso se deve a um crescimento "natural" do segmento de franquias em período de crise e instabilidade. Muitos empreendedores preferem a segurança de um modelo de negócios já pronto a começar uma empresa totalmente do zero.
Mas, na hora de escolher, é preciso pesquisar bem. O especialista em varejo Roberto Vautier, da AGR Consultores, destaca que há outros parâmetros a serem analisados, além dos dados financeiros:
"O futuro empreendedor deve atentar para outros detalhes, como a quantidade de coleções que serão lançadas anualmente, a política do franqueador em relação a estoque, a política de parcelamento da venda e o pagamento a fornecedores".
Além disso, quem investe em uma franquia deve ficar atento aos valores cobrados pelas redes. Em geral há uma taxa de franquia, cobrada no início do contrato, além de cobranças mensais com royalties e publicidade. Outro detalhe é que a as marcas têm uma padronização arquitetônica, que deve ser seguida pelas unidades.
Quer saber se franquia é um negócio para você? Leia nosso tutorial e descubra se você tem perfil de franqueador ou de franqueado.
Confira seis ideias diferentes para franquias de moda, vestuário e acessórios:
1. Hope
A Hope começou com uma fábrica de lingeries e, desde os anos 1990, passou a vender em lojas próprias. Hoje são mais de 140 unidades espealhadas no país, vendendo produtos exclusivos, fabricados pela própria rede.
Ficha técnica
Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e estrutura)
Capital de giro: recomenda-se um mês de faturamento
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Taxa de royalties: Não cobra
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
Lucro médio mensal estimado: em torno de 15%
Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses
Número de funcionários: 3
Área da unidade: a partir de 30m²
Prazo de contrato: 60 meses
2. Mercadão dos óculos
Criada em 2012, o Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas que comercializa armações de grau e solares. Segundo a empresa, os valores são até 60% mais barato do que a média praticada no mercado. Há produtos inspirados em modelos lançados no exterior, como o modelo ‘gatinho’. Recentemente, a rede lançou sua primeira coleção em parceria com uma celebridade, a jornalista e apresentadora Chris Flores
Ficha técnica
Investimento Inicial: de R$ 150 mil a R$ 200 mil
Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 55 mil
Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Área média para Instalação: 25m² a 60m²
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
3. Restaura Jeans
As lojas Restaura Jeans funcionam como um centro de conveniência do vestuário. A rede presta serviços como tingimento, lavanderia, costura, customização, renovação de couro, e produtos que auxiliam na conservação do vestuário no dia a dia.
Ficha técnica
Investimento Inicial: R$100 mil (incluindo taxa de franquia)
Capital de Giro: R$ 10 mil
Taxa de franquia: R$ 29.900,00
Área média para Instalação: 40m²
Royalties: Valores fixos que não ultrapassam 5% do faturamento.
Taxa de publicidade Valores fixos e que não ultrapassam 2,5% do faturamento.
Faturamento médio da unidade: R$ 32 mil
Margem líquida %: 25%
Prazo médio para retorno: 24 meses
Para cidades com até 70 mil habitantes
Investimento Inicial: R$ 70 mil (incluindo taxa de franquia)
Capital de Giro: R$ 10 mil
Taxa de franquia: R$ 19.900,00
Área média para Instalação: 30m²
Royalties: Valores fixos que não ultrapassam 5% do faturamento.
Taxa de publicidade: Valores fixos e que não ultrapassam 2,5% do faturamento.
Faturamento médio da unidade: R$ 22 mil
Margem líquida %: 25%
Prazo médio para retorno: 24 meses
4. NYS Collection
A marca americana é especializada em óculos para variados estilos de vida. Todos os acessórios passam por um teste de qualidade e possuem proteções internacionais certificadas. A marca está presente em 40 países com mais de 1.000 pontos de venda. No Brasil, a rede, que iniciou a expansão por franquias em 2014, conta com mais de 20 unidades e a expectativa é dobrar este número até o próximo ano.
Ficha técnica
Modelos home-based e quiosques
Investimento inicial: de R$ 15 mil a R$ 118,5 mil
Taxa de franquia: de R$ 5 mil a R$ 30 mil
Capital de giro: de R$ 3 mil a R$ 30 mil
Royalties: 15% sobre a compra
Taxa de publicidade: 2% sobre a venda
FB estimado médio mensal: R$ 4,5 mil (modelo home-based); R$ 40 mil (modelo quiosque)
Lucro estimado médio mensal: de 15% sobre o faturamento líquido
Prazo de retorno: de 6 meses a 24 meses
5. My Gloss
A My Gloss é especializada em acessórios de moda. Vende objetos como brinco, colar, anel, pulseira e tornozeleira. A marca começou como um blog de moda e atualmente é uma rede de acessórios com objetivo de traduzir e antecipar tendências de moda.
Ficha técnica
Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil
Retorno do investimento: de 24 a 36 meses
Faturamento médio mensal: de R$ 45 mil a R$ 81 mil
6. Touch
A Touch, do grupo Technos, é uma das maiores vendedores de relógios do Brasil. O foco é no conceito fast fashion, e os produtos são pensados no conceito de inovação, jovialidade e atitude.
Ficha técnica
Investimento inicial: a partir de 104 mil
Royalties: não cobra
Lucratividade: em torno de 12%
Payback: 12 a 24 meses
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Faturamento: em torno de 56 mil
Só trabalha com quiosque em shoppings ou aeroporto