Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ideias de negócios

Seis franquias de moda para abrir com até R$ 200 mil

Quiosque da Touch: confira seis ideias de franquias relacionadas a moda | Divulgação
Touch
Quiosque da Touch: confira seis ideias de franquias relacionadas a moda (Foto: Divulgação Touch)

Muita gente sonha em ter um negócio na área de moda. Uma opção, para quem não quer começar tudo do zero, é adquirir uma franquia e abrir uma loja vinculada a uma grande marca. Listamos seis franquias de moda, de vestuário e acessórios, para abrir com até R$ 200 mil de investimento inicial.

LEIA MAIS sobre franquias

Nos dois primeiros semestres deste ano, as franquias de moda faturaram quase R$ 9 bilhões no Brasil todo, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Parte disso se deve a um crescimento "natural" do segmento de franquias em período de crise e instabilidade. Muitos empreendedores preferem a segurança de um modelo de negócios já pronto a começar uma empresa totalmente do zero. 

Mas, na hora de escolher, é preciso pesquisar bem. O especialista em varejo Roberto Vautier, da AGR Consultores, destaca que há outros parâmetros a serem analisados, além dos dados financeiros: 

"O futuro empreendedor deve atentar para outros detalhes, como a quantidade de coleções que serão lançadas anualmente, a política do franqueador em relação a estoque, a política de parcelamento da venda e o pagamento a fornecedores". 

Além disso, quem investe em uma franquia deve ficar atento aos valores cobrados pelas redes. Em geral há uma taxa de franquia, cobrada no início do contrato, além de cobranças mensais com royalties e publicidade. Outro detalhe é que a as marcas têm uma padronização arquitetônica, que deve ser seguida pelas unidades. 

Quer saber se franquia é um negócio para você? Leia nosso tutorial e descubra se você tem perfil de franqueador ou de franqueado

Confira seis ideias diferentes para franquias de moda, vestuário e acessórios:

1. Hope 

A Hope começou com uma fábrica de lingeries e, desde os anos 1990, passou a vender em lojas próprias. Hoje são mais de 140 unidades espealhadas no país, vendendo produtos exclusivos, fabricados pela própria rede. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil (incluso taxa de franquia, estoque inicial e estrutura) 

Capital de giro: recomenda-se um mês de faturamento 

Taxa de franquia: R$ 15 mil 

Taxa de royalties: Não cobra 

Taxa de publicidade: 2% 

Faturamento médio mensal: R$ 60 mil 

Lucro médio mensal estimado: em torno de 15% 

Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

Número de funcionários: 3 

Área da unidade: a partir de 30m² 

Prazo de contrato: 60 meses 

2. Mercadão dos óculos 

Criada em 2012, o Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas que comercializa armações de grau e solares. Segundo a empresa, os valores são até 60% mais barato do que a média praticada no mercado. Há produtos inspirados em modelos lançados no exterior, como o modelo ‘gatinho’. Recentemente, a rede lançou sua primeira coleção em parceria com uma celebridade, a jornalista e apresentadora Chris Flores 

Ficha técnica 

Investimento Inicial: de R$ 150 mil a R$ 200 mil 

Taxa de franquia: de R$ 35 mil a R$ 55 mil 

Capital de Giro: de R$ 20 mil a R$ 30 mil 

Área média para Instalação: 25m² a 60m² 

Royalties: 5% sobre o faturamento 

Taxa de publicidade: 2% 

Faturamento médio da unidade: R$ 50 mil 

Lucro médio mensal: de 20% a 35% do faturamento 

Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses 

3. Restaura Jeans 

As lojas Restaura Jeans funcionam como um centro de conveniência do vestuário. A rede presta serviços como tingimento, lavanderia, costura, customização, renovação de couro, e produtos que auxiliam na conservação do vestuário no dia a dia. 

Ficha técnica 

Investimento Inicial: R$100 mil (incluindo taxa de franquia) 

Capital de Giro: R$ 10 mil 

Taxa de franquia: R$ 29.900,00 

Área média para Instalação: 40m² 

Royalties: Valores fixos que não ultrapassam 5% do faturamento. 

Taxa de publicidade Valores fixos e que não ultrapassam 2,5% do faturamento. 

Faturamento médio da unidade: R$ 32 mil 

Margem líquida %: 25% 

Prazo médio para retorno: 24 meses 

Para cidades com até 70 mil habitantes 

Investimento Inicial: R$ 70 mil (incluindo taxa de franquia) 

Capital de Giro: R$ 10 mil 

Taxa de franquia: R$ 19.900,00 

Área média para Instalação: 30m² 

Royalties: Valores fixos que não ultrapassam 5% do faturamento. 

Taxa de publicidade: Valores fixos e que não ultrapassam 2,5% do faturamento. 

Faturamento médio da unidade: R$ 22 mil 

Margem líquida %: 25% 

Prazo médio para retorno: 24 meses 

4. NYS Collection 

A marca americana é especializada em óculos para variados estilos de vida. Todos os acessórios passam por um teste de qualidade e possuem proteções internacionais certificadas. A marca está presente em 40 países com mais de 1.000 pontos de venda. No Brasil, a rede, que iniciou a expansão por franquias em 2014, conta com mais de 20 unidades e a expectativa é dobrar este número até o próximo ano. 

Ficha técnica 

Modelos home-based e quiosques 

Investimento inicial: de R$ 15 mil a R$ 118,5 mil 

Taxa de franquia: de R$ 5 mil a R$ 30 mil 

Capital de giro: de R$ 3 mil a R$ 30 mil 

Royalties: 15% sobre a compra 

Taxa de publicidade: 2% sobre a venda 

FB estimado médio mensal: R$ 4,5 mil (modelo home-based); R$ 40 mil (modelo quiosque) 

Lucro estimado médio mensal: de 15% sobre o faturamento líquido 

Prazo de retorno: de 6 meses a 24 meses 

5. My Gloss 

A My Gloss é especializada em acessórios de moda. Vende objetos como brinco, colar, anel, pulseira e tornozeleira. A marca começou como um blog de moda e atualmente é uma rede de acessórios com objetivo de traduzir e antecipar tendências de moda. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 

Retorno do investimento: de 24 a 36 meses 

Faturamento médio mensal: de R$ 45 mil a R$ 81 mil 

6. Touch 

A Touch, do grupo Technos, é uma das maiores vendedores de relógios do Brasil. O foco é no conceito fast fashion, e os produtos são pensados no conceito de inovação, jovialidade e atitude. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: a partir de 104 mil 

Royalties: não cobra 

Lucratividade: em torno de 12% 

Payback: 12 a 24 meses 

Taxa de franquia: R$ 20 mil 

Faturamento: em torno de 56 mil 

Só trabalha com quiosque em shoppings ou aeroporto

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.