O balanço de franchising no primeiro trimestre deste ano (2018) trouxe um dado surpreendente. O setor de "Hotelaria e Turismo" foi o que mais cresceu, em termos de faturamento, dentre os segmentos pesquisados. Conheça algumas redes de franquias do setor e saiba como abrir uma unidade. Os investimentos partem de R$ 4 mil.
O crescimento acelerado do setor (14,9% em relação ao mesmo período do ano passado) foi puxado por dois fatores. O grande fluxo de brasileiros no exterior (que movimenta agências de turismo) e de estrangeiros no Brasil (que favorece também a hotelaria) é um deles, explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti. As franquias de turismo e hotelaria faturaram R$ 2,970 bilhões neste primeiro trimestre.
LEIA MAIS >> Três anos depois do auge, paletas mexicanas tentam se reinventar
Outra explicação vem da estratégia de vendas. A expansão da atuação das redes no meio digital, principalmente com vendas de e-commerce, alavancaram o faturamento do setor. O crescimento do faturamento (14,9%) de hotelaria foi superior à abertura de novas unidades (4,9%), na comparação com o primeiro trimestre de 2017.
Boa parte das franquias do setor trabalham no modelo de agência de viagens, com venda de voos e pacotes de turismo. A própria Latam, companhia aérea, tem um braço voltado à venda de pacotes que opera no modelo de franquias, a Latam Travel, que tem investimento inicial a partir de R$ 210 mil.
Outra gigante do setor que opera por franchising é a CVC. Com 45 anos de atuação, a empresa tem mais de mil lojas em todo o país. A empresa trabalha em um modelo em que não cobra royalties, a principal taxa mensal que as marcas costumam cobrar de seus franqueados. O investimento inicial na franquia da CVC parte de R$ 60 mil, para lojas de ruas.
Da 16 franquias de turismo e hotelaria filiadas à ABF, 12 trabalham no modelo de agência de viagens. Outro segmento é o de intercâmbios. A CI, por exemplo, é especializada em viagens de estudos e trabalhos no exterior. Além da loja, a rede conta com um modelo home office em que o investimento parte de R$ 4 mil, sem cobrança de taxa de royalties.
Nos últimos cinco anos, até 2017, o mercado online de turismo cresceu 73% no Brasil. A compra de pacotes turísticos e de viagens pela internet chegou à marca de R$ 30 bilhões, em 2016, segundo dados da Ebit, no relatório Webshoppers. As redes de franquias cada vez mais disputam um quinhão neste espaço.
Apesar do bom resultado no primeiro semestre, vale lembrar que a hotelaria e turismo é um dos menores segmentos no mundo do franchising brasileiro. Entre os associados da ABF, menos de 2% são deste segmento. A área com mais redes é a alimentação. É também o setor com maior faturamento (R$ 10,59 bilhões, no primeiro trimestre deste ano).
Confira oito redes de franquias do setor de hotelaria e turismo
1 - Flytour
Investimento inicial a partir de R$ 35.000,00
Taxa de franquia: R$ 20.000,00
Royalties: 1% do faturamento bruto
Fundo de Publicidade: 0,3% do faturamento bruto
Total de unidades: 100
Área de atuação: Turismo de lazer e corporativo.
2- Trust Intercâmbio Cultural e Turism
Taxa de Franquia:
Micro - R$ 3.000,00
Mini - R$ 10.000,00
Prazo de retorno do capital: 12 a 48 meses
Faturamento estimado mensal:
Micro - R$ 25.000,00.
Mini - R$ 85.000,00.
Número de unidades: 18
3 - Experimento Intercâmbio Cultural
Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
Capital de Giro: a partir de R$ 30 mil
Verba de Marketing: R$ 20 mil para o primeiro ano
Prazo do Contrato: 60 meses
Retorno previsto do investimento: 24 a 48 meses
Royalties: Não cobra
Verba de Publicidade: 1,5% para lojas fora da cidade de SP
Metragem: de 30 a 100 m²
4 - Hotel 10
Área de atuação: hotelaria e turismo - hospedagem.
Fundação: 2003
Início no franchising: 2003
Taxa de Franquia (R$): de R$ 190.000 a R$ 420.000
Instalação: de R$ 4.000.000 a R$ 12.000.000
Capital de Giro: de R$ 70.000 a R$ 300.000
Investimento total: de R$ 4.260.000 a R$ 12.720.000
Royalties: 7,50% do faturamento bruto
Taxa de Publicidade: não Cobra (loja)
Área: 2400 m²a 7000 m²
Prazo de Retorno Médio: 60 a 96 meses
Prazo de Contrato: 120 meses
Nº de Funcionários: 12 a 16 (loja)
5 - Travelmate
Taxa de Franquia: R$ 10.000,00 até R$ 25.000,00
Capital de Instalação: até R$ 40.000,00
Capital de Giro: até R$ 40.000,00
Investimento Total: de R$ 10.000,00 até R$ 155.000,00
Faturamento Médio Mensal: R$ 120.000,00
Retorno: 12 a 36 meses
Taxa de Propaganda: R$ 300,00 (Base de Cálculo: Fixo Mensal)
Taxa de Royalties: Não cobra
Total de Unidades: 65
6 - CI Intercâmbio e Viagem
Franquia padrão
Para cidades acima de 200.000 habitantes
Investimento médio: R $ 120.000,00
Imóvel: loja de rua com no mínimo 50m2
Layout: 100% padrão
Equipe: mínimo 4 consultores de venda mais franqueado em tempo integral
Taxa de Franquia: R$28.000,00
Prazo médio para retorno do investimento: 29 meses
Royalties: Não
Micro-franquia
Para cidades acima de 100.000 habitantes
Investimento inicial: R $ 80.000,00
Imóvel: loja de rua ou escritório com no mínimo 25m²
Equipe: mínimo 2 consultores de venda mais franqueado em tempo integral
Taxa de Franquia: R$28.000,00
Prazo médio para retorno do investimento: 24 meses
Royalties: Não
Express
Para cidades acima de 50.000 habitantes e instalação interna em Universidades, escolas, agências de viagens
Investimento inicial: R $35.000,00
Imóvel: Pequena loja estilo Corner ou Shop Inside Shop, mínimo 12m²
Equipe: mínimo 1 consultor de venda, além do franqueado em período parcial
Taxa de Franquia: R$10.000,00
Prazo médio para retorno do investimento: 12 meses
Royalties: Não
Home office
Para cidades acima de 50.000 habitantes
Investimento inicial: R $ 4.000,00
Imóvel: Sem necessidade - t rabalha da própria residência
Equipe: Apenas o franqueado
Taxa de Franquia - R$3.000,00
Prazo médio para retorno do investimento: 3 meses
Royalties: Não
7 - Encontre Sua Viagem
Segmento de atuação: Agência de Viagens
Ano de fundação: 2011
Início do Franchising: 2011
Home Office
Investimento inicial: R$7 mil
Modelo de Negócio: Home Office
Taxa de franquia: R$ 5 mil
Projeto Arquitetônico: não possui
Capital de giro: R$ 2 mil
MKT inaugural: incluído no capital de giro (com suporte da franqueadora)
Número de unidades em funcionamento: 470 franqueados
Royalties: R$ 250,00
Fundo de Propaganda: R$ 150,00
Taxa de publicidade: R$ 150
Área mínima: não possui
Nº de funcionários: 1
Lucro líquido mensal: R$ 3 mil a R$ 7 mil
Faturamento bruto médio mensal: R$ 30 mil
Prazo de retorno: De 3 a 12 meses
Prazo de contrato: 5 anos
Loja
Investimento inicial: R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Abertura da empresa: 45 a 60 dias
Estoque Inicial: Não possui
Capital de giro: R$ 15 mil
Taxa de instalação: R$ 10 mil
Marketing inaugural: incluso no capital de giro (com suporte da franqueadora)
Número de unidades em funcionamento: 50
Royalties: R$ 350,00
Fundo de Propaganda: R$150,00
Taxa de publicidade: não possui
Área mínima: 24 metros quadrados
Nº de funcionários: 2
Lucro líquido: R$ 15 mil
Faturamento bruto médio mensal: R$ 200 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses
Prazo de contrato: 5 anos
8 - CVC
Investimento inicial: R$ 60 mil (excetuando luvas e despesas para aquisição do ponto)
Royalties: não cobra
Taxa de franquia: não cobra
Prazo de retorno: de 24 a 28 meses (média)
Capital de giro: Em torno de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: em torno de R$ 430 mil