Loja da CVC tem investimento inicial estimado em R$ 60 mil| Foto: Roberto Tamer / Fotografia

O balanço de franchising no primeiro trimestre deste ano (2018) trouxe um dado surpreendente. O setor de "Hotelaria e Turismo" foi o que mais cresceu, em termos de faturamento, dentre os segmentos pesquisados. Conheça algumas redes de franquias do setor e saiba como abrir uma unidade. Os investimentos partem de R$ 4 mil.

CARREGANDO :)

O crescimento acelerado do setor (14,9% em relação ao mesmo período do ano passado) foi puxado por dois fatores. O grande fluxo de brasileiros no exterior (que movimenta agências de turismo) e de estrangeiros no Brasil (que favorece também a hotelaria) é um deles, explica o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Altino Cristofoletti. As franquias de turismo e hotelaria faturaram R$ 2,970 bilhões neste primeiro trimestre.

LEIA MAIS >> Três anos depois do auge, paletas mexicanas tentam se reinventar

Publicidade

Outra explicação vem da estratégia de vendas. A expansão da atuação das redes no meio digital, principalmente com vendas de e-commerce, alavancaram o faturamento do setor. O crescimento do faturamento (14,9%) de hotelaria foi superior à abertura de novas unidades (4,9%), na comparação com o primeiro trimestre de 2017. 

Boa parte das franquias do setor trabalham no modelo de agência de viagens, com venda de voos e pacotes de turismo. A própria Latam, companhia aérea, tem um braço voltado à venda de pacotes que opera no modelo de franquias, a Latam Travel, que tem investimento inicial a partir de R$ 210 mil. 

Outra gigante do setor que opera por franchising é a CVC. Com 45 anos de atuação, a empresa tem mais de mil lojas em todo o país. A empresa trabalha em um modelo em que não cobra royalties, a principal taxa mensal que as marcas costumam cobrar de seus franqueados. O investimento inicial na franquia da CVC parte de R$ 60 mil, para lojas de ruas. 

Da 16 franquias de turismo e hotelaria filiadas à ABF, 12 trabalham no modelo de agência de viagens. Outro segmento é o de intercâmbios. A CI, por exemplo, é especializada em viagens de estudos e trabalhos no exterior. Além da loja, a rede conta com um modelo home office em que o investimento parte de R$ 4 mil, sem cobrança de taxa de royalties. 

Nos últimos cinco anos, até 2017, o mercado online de turismo cresceu 73% no Brasil. A compra de pacotes turísticos e de viagens pela internet chegou à marca de R$ 30 bilhões, em 2016, segundo dados da Ebit, no relatório Webshoppers. As redes de franquias cada vez mais disputam um quinhão neste espaço. 

Publicidade

Apesar do bom resultado no primeiro semestre, vale lembrar que a hotelaria e turismo é um dos menores segmentos no mundo do franchising brasileiro. Entre os associados da ABF, menos de 2% são deste segmento. A área com mais redes é a alimentação. É também o setor com maior faturamento (R$ 10,59 bilhões, no primeiro trimestre deste ano). 

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Confira oito redes de franquias do setor de hotelaria e turismo

1 - Flytour

Investimento inicial a partir de R$ 35.000,00

Taxa de franquia: R$ 20.000,00

Publicidade

Royalties: 1% do faturamento bruto

Fundo de Publicidade: 0,3% do faturamento bruto

Total de unidades:  100

Área de atuação: Turismo de lazer e corporativo.

2- Trust Intercâmbio Cultural e Turism

Publicidade

Taxa de Franquia:

Micro - R$ 3.000,00

Mini - R$ 10.000,00

Prazo de retorno do capital: 12 a 48 meses 

Faturamento estimado mensal:

Publicidade

Micro - R$ 25.000,00.

Mini -  R$ 85.000,00.

Número de unidades: 18

3 - Experimento Intercâmbio Cultural

Investimento inicial: a partir  de R$ 95 mil   

Publicidade

Capital de Giro: a partir de R$ 30 mil   

Verba de Marketing: R$ 20 mil para o primeiro ano   

Prazo do Contrato: 60 meses   

Retorno previsto do investimento: 24 a 48 meses   

Royalties: Não cobra   

Publicidade

Verba de Publicidade: 1,5% para lojas fora da cidade de SP   

Metragem: de 30 a 100 m²

4 - Hotel 10

Área de atuação: hotelaria e turismo - hospedagem.

Fundação: 2003

Publicidade

Início no franchising: 2003

Taxa de Franquia (R$): de R$ 190.000 a R$ 420.000 

Instalação: de R$ 4.000.000 a R$ 12.000.000 

Capital de Giro: de R$ 70.000 a R$ 300.000

Investimento total: de R$  4.260.000 a R$  12.720.000 

Publicidade

Royalties: 7,50% do faturamento bruto

Taxa de Publicidade: não Cobra (loja) 

Área: 2400 m²a 7000 m²

Prazo de Retorno Médio: 60 a 96 meses

Prazo de Contrato: 120 meses

Publicidade

Nº de Funcionários: 12 a 16 (loja)

5 - Travelmate

Taxa de Franquia: R$ 10.000,00 até R$ 25.000,00 

Capital de Instalação: até R$ 40.000,00

Capital de Giro: até R$ 40.000,00

Publicidade

Investimento Total: de R$ 10.000,00 até R$ 155.000,00 

Faturamento Médio Mensal: R$ 120.000,00 

Retorno: 12 a 36 meses 

Taxa de Propaganda: R$ 300,00 (Base de Cálculo: Fixo  Mensal)

Taxa de Royalties: Não cobra

Publicidade

Total de Unidades: 65

6 - CI Intercâmbio e Viagem

Franquia padrão

Para cidades acima de 200.000 habitantes   

Investimento médio: R $ 120.000,00   

Publicidade

Imóvel: loja de rua com no mínimo 50m2 

Layout: 100% padrão 

Equipe: mínimo 4 consultores de venda mais franqueado em  tempo integral   

Taxa de Franquia: R$28.000,00 

Prazo médio para retorno do investimento: 29 meses   

Publicidade

Royalties: Não

Micro-franquia

Para cidades acima de 100.000 habitantes   

Investimento inicial: R $ 80.000,00 

Imóvel: loja de rua ou escritório com no mínimo 25m²

Publicidade

Equipe:  mínimo 2 consultores de venda mais franqueado em  tempo integral   

Taxa de Franquia: R$28.000,00

Prazo médio para retorno do investimento: 24 meses   

Royalties: Não

Express

Publicidade

Para cidades acima de 50.000 habitantes e instalação  interna em Universidades, escolas, agências de viagens

Investimento inicial: R $35.000,00 

Imóvel:  Pequena loja estilo Corner ou Shop Inside Shop,  mínimo 12m²

Equipe:  mínimo 1 consultor de venda, além do franqueado em  período parcial       

Taxa de Franquia: R$10.000,00

Publicidade

Prazo médio para retorno do investimento: 12 meses   

Royalties: Não       

Home office

Para cidades acima de 50.000 habitantes   

Investimento inicial:  R $ 4.000,00 

Publicidade

Imóvel: Sem necessidade - t rabalha da própria residência

Equipe:  Apenas o franqueado   

Taxa de Franquia - R$3.000,00   

Prazo médio para retorno do investimento: 3 meses   

Royalties: Não

Publicidade

7 -  Encontre Sua Viagem 

Segmento de atuação: Agência de Viagens   

Ano de fundação: 2011

Início do Franchising: 2011 

Home Office

Publicidade

Investimento inicial: R$7 mil 

Modelo de Negócio: Home Office

Taxa de franquia: R$ 5 mil

Projeto Arquitetônico: não possui 

Capital de giro: R$ 2 mil 

Publicidade

MKT inaugural: incluído no capital de giro (com suporte da  franqueadora) 

Número de unidades em funcionamento: 470 franqueados

Royalties: R$ 250,00 

Fundo de Propaganda: R$ 150,00 

Taxa de publicidade: R$ 150   

Publicidade

Área mínima: não possui 

Nº de funcionários: 1 

Lucro líquido mensal: R$ 3 mil a R$ 7 mil 

Faturamento bruto médio mensal: R$ 30 mil 

Prazo de retorno: De 3 a 12 meses 

Publicidade

Prazo de contrato: 5 anos

Loja

Investimento inicial: R$ 40 mil 

Taxa de franquia: R$ 15 mil 

Abertura da empresa: 45 a 60 dias 

Publicidade

Estoque Inicial: Não possui 

Capital de giro: R$ 15 mil   

Taxa de instalação: R$ 10 mil 

Marketing inaugural: incluso no capital de giro (com suporte da  franqueadora)

Número de unidades em funcionamento: 50 

Publicidade

Royalties: R$ 350,00 

Fundo de Propaganda: R$150,00

Taxa de publicidade: não possui 

Área mínima: 24 metros quadrados 

Nº de funcionários: 2 

Publicidade

Lucro líquido: R$ 15 mil

Faturamento bruto médio mensal: R$ 200 mil 

Prazo de retorno: 12 a 24 meses 

Prazo de contrato: 5 anos 

8 - CVC

Publicidade

Investimento inicial: R$ 60 mil (excetuando luvas e despesas para aquisição do ponto)

Royalties: não cobra

Taxa de franquia: não cobra

Prazo de retorno: de 24 a 28 meses (média)

Capital de giro: Em torno de R$ 20 mil

Publicidade

Faturamento médio mensal: em torno de R$ 430 mil