A corretora Easynvest fez um balanço sobre 2017 e listou os investimentos campeões do ano, tanto em vendas quanto em rendimento. Os mais procurados foram, sem dúvidas, os investimentos em renda fixa, que oferecem menos risco e são indicados para quem tem perfil mais conservador, ou seja, quem busca mais segurança, ainda que tenha um retorno menor.
Por outro lado, diante da queda da Selic e da tendência de estabilização da economia, os investimentos que exigem maiores riscos apresentaram rendimentos muito superiores.
LEIA TAMBÉM: Com Selic a 6,5% ao ano, não tem jeito: investidor terá de se familiarizar com risco
Veja abaixo os investimentos campeões em cada categoria, segundo a Easynvest:
Mais vendidos
Títulos públicos: Tesouro Selic 2023
Segundo Fábio Macedo, diretor comercial da Easynvest, devido às incertezas políticas e à instabilidade econômica que o Brasil viveu ao longo de 2017, os investidores mais conservadores procuraram um ativo que enfrentasse esse período sem o risco de obter rentabilidade negativa ou perder parte do valor aplicado, garantia oferecida por esse título público atrelado à taxa básica de juros.
Renda fixa privada: CDB Máxima 124% do CDI 720 dias
Esse CDB oferece uma elevada taxa de retorno, além de ter a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) e ter um prazo longo para resgate, o que garante a menor alíquota de Imposto de Renda, de 15%.
LEIA TAMBÉM: Fintech Ciclic quer transformar a previdência privada na nova poupança do brasileiro
Melhores rendimentos
Ações
Ação do Ibovespa: Usiminas
Diante dos sinais de retomada da economia brasileira no ano passado, a expectativa é que a demanda de aço no país aumente, beneficiando a Usiminas, que é um dos principais produtores de aço plano. Além disso, ao longo de 2017, a siderúrgica apresentou resultados financeiros positivos, revertendo prejuízo no ano anterior, o que refletiu positivamente na performance das ações.
Ação Small Caps: Gol Linhas Aéreas
“Alguns motivos contribuíram para a alta acentuada dessas ações, entre eles a sinalização do governo de permitir a abertura de 100% do capital das companhias aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro (hoje limitado a 20%)”, afirma Macedo. Além disso, em 2017, a demanda por passagens aéreas foi muito maior que nos anos anteriores, o que gerou um lucro operacional (R$ 990 milhões) 42% superior a 2016.
Fundos
Multimercado: Western Asset Us Index 500
Em 2017, a economia norte-americana apresentou sólido crescimento, impactando positivamente na alta do índice S&P 500, que representa as 500 maiores empresas dos EUA. Como o fundo replica este índice, apresentou alta rentabilidade, o que motivou os investidores a aplicarem nele, de acordo com o gerente comercial da Easynvest.
Renda fixa: Sparta Top Fic FI RF C PRIV LP
O fundo apresentou rentabilidade bastante consistente em 2017 por se aproveitar da redução das taxas de juros. Como possui uma carteira de crédito bastante pulverizada, o que mitiga riscos, tornou-se uma excelente alternativa para os investidores que procuraram investimentos atrelados a crédito privado.
Ações: Alaska Black
A estratégia de investimentos do Alaska Black foi compor sua carteira de investimentos com ações do setor de varejo, em especial do Magazine Luiza, que apresentaram excelente performance ao longo de 2017, impactando positivamente na performance do fundo. “O gestor já vem apresentando ao longo dos últimos anos performance consistente, o que motivou a grande procura por este fundo”, conta Macedo.
Congresso prepara reação à decisão de Dino que suspendeu pagamento de emendas parlamentares
O presente do Conanda aos abortistas
Governo publica indulto natalino sem perdão aos presos do 8/1 e por abuso de autoridade
Após operação da PF, União Brasil deixa para 2025 decisão sobre liderança do partido na Câmara