A Receita Federal libera nesta sexta-feira (16) o crédito bancário do primeiro lote de restituição de Imposto de Renda (IR) de 2017. São 1.636.218 contribuintes contemplados em crédito de mais de R$ 3 bilhões, de acordo com a instituição. Entram nesta leva restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2016.
Leia também: Pastores criam previdência privada voltada para o público religioso
Idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou com alguma grave moléstia são as contempladas neste primeiro lote. Depois, as restituições serão entregues de acordo com a ordem de entrega das declarações.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, o app oficial ou ligar para o Receitafone, no número 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso perca esse prazo de resgate, o contribuinte deverá fazer requerimento, pela internet, utilizando o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado em conta corrente cadastrada, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para pessoas com deficiência auditiva), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião