Para quem tem filho pequeno em casa, abrir um negócio próprio pode ser uma boa forma de ampliar seus rendimentos e, de quebra, ter mais flexibilidade para passar tempo com a família. Uma boa opção é adquirir uma franquia, que já tem um modelo de negócio pronto, e liberam o empreendedor para só colocar a mão na massa. Para quem quer aproveitar o fato de já estar em contato com o universo infantil, listamos seis franquias que vendem produtos ou serviços voltados para a mamãe ou o bebê.
LEIA MAIS sobre startups e empreendedorismo
Esqueça o achismo na hora de empreender e conheça métodos que ajudam a tirar o negócio do papel
As ideias vão de buffet infantil a centros de beleza e estética especializados em mães. Além destas ideias, uma opção interessante para quem quer trabalhar de casa é buscar as microfranquias, que muitas vezes (em 30% dos casos) permitem trabalho em esquema de home office. E aí tem opções em todas as áreas de negócios.
Siga as notícias de empreendedorismo, finanças e carreira no Facebook
Confira seis ideias de franquias para a mamãe e o bebê:
1. Mamãe eu quero
Franquia de aluguel de brinquedos para crianças de 0 a 6 anos. Trabalha com modelo home office, sem necessidade de alugar um ponto comercial, e com flexibilidade de horário. Franqueada pode
Investimento inicial: R$ 115 mil (estimado).
Taxa de franquia: R$ 35 mil.
Estoque inicial: R$ 60 mil.
Capital de giro: R$ 15 mil.
Taxa de royalties: 9%.
Taxa de propaganda: 2%.
Faturamento médio mensal: superior a R$ 8 mil.
Prazo de retorno: 22 meses.
2. Baby Chocolate
Vende produtos para bebês com uma pegada "fofa". Além de roupas e enxoval, trabalham com fantasias, bolsas e itens de decoração. Os produtos são em formato de doce (como bodys de bolo, torta, pirulito, etc), e manufaturados com tecidos hipoalergênicos e 100% em algodão. Valores variaam conforme modelo de franquia, de quiosque ou loja.
Investimento inicial: de R$ 60 a R$ 90 mil.
Taxa de franquia: R$ 30 mil.
Royalties: 4%.
Faturamento médio mensal: de 20 a 50 mil.
Prazo de retorno: 24 a 36 meses.
Ex-costureira fatura R$ 70 milhões com escola de inglês
3. Alergoshop
Loja de produtos antialérgicos e hipoalergênicos. Começou com um forte apelo para o público infantil, com produtos como purificadores e umidificadores de ar, capas antiácaro e hidratantes hipoalergênicos. A rede nasceu da necessidade de uma das suas fundadores de encontrar produtos para a sua filha criança, que sofria com alergias.Também atende clientes adultos. A franquia consiste em uma loja de revenda dos produtos, que são fabricados pela Alergoshop.
Investimento Inicial: de R$ 140 mil a R$ 200 mil.
Taxa de franquia: de 28 mil a 38 mil.
Taxa de royalties: incluso no preço de compra (mark up médio 2,5).
Taxa de publicidade: 4,3%.
Faturamento Médio Mensal: R$ 40 mil.
Prazo de Retorno: de 24 a 36 meses.
4. Alphabeto
Marca de roupas para crianças de 0 a 16 anos. Possui confecção própria e está há 20 anos no mercado. Investe em peças confortáveis, estilosas, com essência lúdica e a preços acessíveis. A franquia permite adquirir lojas, que tem um visual arquitetônico moderno, além de serem aromatizadas e sonorizadas. Foco no autosserviço
Investimento inicial: mínimo de R$ 206 mil.
Taxa de franquia: R$ 35 mil.
Royalties: Não é cobrado.
Faturamento médio mensal: R$ 90 mil.
Capital de giro: R$ 80 mil.
Prazo de retorno: 36 a 46 meses.
5. Cata-Vento
Rede especializada em festas infantis. Franquia consiste em um buffet de festas, que deve ter, no mínimo, 300 metros quadrados. Franqueadora oferta um rol de brinquedos e cardápios exclusivos para as festas.
Investimento inicial: mínimo de R$ 300 mil (R$ 1 mil por metro quadrado).
Taxa de franquia: R$ 150 mil.
Tamanho mínimo: 300 metros quadrados.
Royalties: 6%.
Publicidade: 2%.
Faturamento médio mensal: R$ 60 mil a R$ 200 mil, dependendo do tamanho do buffet e do número de festas.
Capital de giro: R$ 50 mil.
Prazo de retorno: 24 a 36 meses.
Seis pequenas empresas que sabem o que fazem nas redes sociais
6. BB Básico
A BB Básico trabalha com roupas básicas, confortáveis e com cores vivas. O foco é em peças simples, com modelagem que as tornem fáceis de vestirem as crianças, com tecidos que não machuquem a pele. Além de roupas e calçadas, a marca trabalha com acessórios (como bolsa térmica, brinquedos e linha de banho). Os tamanhos variam de 0 a 6 anos. São dois modelos de franquias, um para lojas em cidades com até 350 mil habitantes, e outro para municípios maiores.
Investimento inicial: R$ 194 a R$ 335 mil.
Taxa de franquia: R$ 30 e R4 40 mil.
Capital de giro: R$ 30 a R$ 50 mil.
Faturamento médio mensal: R$ 40 mil a R$ 65 mil.
Prazo de retorno: 24 a 36 meses.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares