Seis exemplos simples e de sucesso. Estas pequenas empresas encontraram, cada uma do seu jeito, uma forma de mandar bem nas redes sociais. São perfis pequenos, com um milhão de seguidores, no máximo. Mas tamanho não é documento. Principalmente para os pequenos negócios, o que os especialistas recomendam é que você precisa encontrar uma forma de dialogar com o seu público.
Cada uma das empresas abaixo encontrou uma forma diferente de se relacionar com o consumidor. A Open Studio, por exemplo, optou por um perfil minimalista nas redes, e por um perfil bem focado no seu público (de moda masculina “estilosa”). Quase a totalidade dos clientes da loja são adquiridos via Instagram e Facebook. Já o Leiturinha (que tem a maior rede, com mais de um milhão de fãs no Facebook) intercala postagens do produto, dos clientes, e produção de conteúdo relacionada a sua área de vendas, que é de literatura infantil.
De um jeito ou de outro, estas seis pequensa empresas encontraram um jeito de mandar bem nas redes sociais. A seleção é da especialista em social media Manoela Ebert:
Leiturinha
É de Poços de Caldas (Minas Gerais). Começaram com uma pequena produção e anúncios no Facebook. Ali conseguiram muitos clientes e foram crescendo. Basicamente toda a mídia é de rede social.
As respostas deles são rápidas e sempre super no clima do produto... mesmo quando tem reclamação eles respondem cordialmente e rápido.
Exemplo de uma coisa que começou bem pequena e hoje tem abrangência nacional, com mais de 28 mil associados. A Leiturinha é um clube do livro especializado em literatura infantil. Os associados pagam por mês e recebem exemplares em casa.
Cemitério Jardim da Ressureição
É de Teresina, no Piauí. Um exemplo mega inusitado de algo que deu certo. O cemitério transformou a página em comédia e fez o maior sucesso. Quando um cemitério do Piauí iria ficar conhecido no Brasil todo? Tratam de um assunto pesado e triste com humor e leveza.
Cutterman
De São Paulo. Loja de produtos feitos à mão. O Instagram é super bem feito, as imagens são bem editadas e selecionadas, tudo feito com muito capricho. Tem um engajamento bom.
Lupi Design
De Curitiba. É uma marca fofa de coisas estampadas. O Instagram é superlegal e mantêm o espírito da marca, colorido, animado, feito por mulheres e super descolado.
Bio Vegan Cosméticos
De Joinville (Santa Catarina). É uma marca de cosméticos veganos. O Instagram é bem legal, trabalha preço, produto e conceito.
Open Studio
De Curitiba. O uso de imagens e textos super é afinados com a marca. Faz roupas para homens, mantêm o estilo das roupas na rede social. É uma empresa pequena mas que está crescendo e faz super bom uso principalmente do Instagram.