Em 2016, a locadora curitibana de equipamentos e veículos Ouro Verde reduziu o tamanho da frota e o volume de investimentos para manter a lucratividade. De acordo com o Relatório da Administração de 2016 divulgado pela empresa, a combinação de redução de frota e controle de custos permitiu que o lucro líquido da companhia se mantivesse em R$ 8,9 milhões. Além disso, a estratégia também fez com que a receita operacional da Ouro Verde se mantivesse praticamente estável, com uma leve queda de 0,6%, passando de R$ 981,8 milhões para R$ 975,5 milhões.
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De acordo com o relatório, a frota de veículos que antes era de 32.162 passou a ser de 29.320. A redução aconteceu porque a empresa optou por selecionar os “clientes mais rentáveis e os contratos com melhores margens”. Com isso em mente, houve uma redução significativa, cerca de 11%, dos veículos leves da empresa.
Ainda segundo o relatório, o número menor de equipamentos fez com que a Ouro Verde mantivesse a solidez financeira e reduzisse a alavancagem. Por fim, a frota menor também teve como objetivo diminuir a idade média dos veículos, que passou de 29,25 meses para 26,4 meses.
Investimentos
Quanto aos investimentos, a companhia também optou por uma redução, mas, de acordo com a empresa, trabalhar com esse volume menor fez com que os negócios fossem ainda mais seletivos, o que também ajudou na queda nos níveis de alavancagem financeira. A empresa investiu R$ 313 milhões no ano passado, 29% a menos quando comparado a 2015, quando chegou ao total de R$ 442,5 milhões.
Com uma frota menor e um volume de investimentos reduzidos, a Ouro Verde focou na renovação dos contratos e busca por clientes mais rentáveis. Como resultado da estratégia a empresa não só aumentou a base de clientes, mas também atuou com contratos de longo prazo.
De acordo com o relatório, a receita futura contratada pelos clientes de longo prazo somam R$1.95 bilhão, com prazo médio dos contratos de 4,8 anos. Para a companhia, isso garantiu “geração operacional de caixa” e “previsibilidade de receita”. No fim, como resultado do posicionamento, a Ouro Verde fechou o ano com “crescimento superior ao PIB e resultados positivos em todas as linhas de negócios”, segundo trouxe o relatório da empresa curitibana.