Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Imóveis

Localização é prioridade na hora da compra

O tempo em que o principal chamariz de um lançamento residencial era a existência de uma série de confortos (como academia) que dispensavam a necessidade de sair do condomínio já acabou. Os expositores que participam da 20.ª Feira de Imóveis do Paraná, que termina amanhã em Curitiba, observam que o consumidor adotou como um dos principais objetivos a boa localização da unidade, com acesso fácil e rápido às atividades diárias da família, sem perder tempo no trânsito. Somente depois os clientes se importam com área suficiente para as necessidades da família, preços, condições de pagamento e a oferta de itens de lazer.

Após o amadurecimento do mercado imobiliário nos últimos anos e uma demanda reprimida inicial que sustentou o crescimento durante esse período, a tendência do momento é ter alguns produtos que se destacam por características próprias, avalia o executivo de segmento econômico para o Sul da incorporadora PDG, Caio Napoli. "São produtos específicos, em regiões específicas", comenta. Segundo ele, há espaço para lançamentos em todas as regiões – o caminho está em formatar projetos que "combinem" com a área e com o que o consumidor espera. Napoli destaca ainda as metragens compactas. "Com espaço bem aproveitado, implicam em valor de venda mais baixo e estão vendendo muito bem", afirma.

O "achismo" não adianta mais para os construtores, na avaliação do diretor do Sinduscon-PR (entidade que representa o setor), Euclésio Finatti. "É preciso fazer uma pesquisa efetiva sobre o que quer o consumidor de determinada região. Quanto mais assertiva, maior a velocidade de vendas, diretamente proporcional ao lucro final", afirma Finatti.

Lançamentos

A maioria das unidades disponíveis na Feira de Imóveis é de lançamentos (90%), em todos os segmentos. Os valores vão de R$ 30 mil a R$ 15 milhões. Áreas próximas ao Centro são as mais valorizadas na faixa de alto a médio padrão. O maior alvo de lançamentos de médio a econômico está especialmente nos bairros mais ao sul. "O Portão é um dos principais focos, com dois e três dormitórios", diz. O Pinheirinho (nas proximidades com a Linha Verde) é visado pelo mercado construtor e se tornou a aposta de valorização de quem quer uma residência ou uma fonte de renda, para aluguel ou revenda.

Colaborou Franco Iacomini

Serviço:Feira de Imóveis Paraná. Expo Unimed Curitiba (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido). Hoje, das 14 às 22 horas; amanhã, das 14 às 20 horas. Entrada gratuita. Informações no site www.feiradeimoveispr.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.