Chegar à praça de alimentação do shopping com uma mesa reservada, ir ao cinema com a entrada garantida e, na saída, pagar o estacionamento sem enfrentar filas nos guichês. Para isso, apenas alguns cliques na tela do celular. A convergência entre os aplicativos de celulares e o ambiente dos shoppings centers, comum nos centros de compras mais modernos dos Estados Unidos, está chegando ao Brasil por Curitiba.
Um aplicativo inédito no país permite que os clientes do recém inaugurado Pátio Batel possam poupar tempo com algumas tarefas incômodas e indispensáveis das idas aos shoppings.
A ideia é reservar o tempo que o consumidor vai passar dentro do shopping para as compras e para o lazer. "Queremos poupar o tempo que a pessoa perde procurando seu carro no estacionamento, esperando em uma fila na praça de alimentação. É uma integração que não existe ainda no Brasil", explica o CEO da DNAshopper, desenvolvedora do aplicativo, Mário Almeida.
Alguns shoppings oferecem aplicativos com a lista de lojas e sua localização, por exemplo, mas sem a possibilidade de interação do cliente com seus serviços.
Carteira-eletrônica
A tecnologia se inspira no que alguns shoppings referência já fazem nos EUA há algum tempo. O idealizador do programa afirma que a ideia é, em breve, disponibilizar o conceito de "carteira-eletrônica", como acontece na rede americana Macys, em que o cliente paga pelos produtos das lojas com um código do aplicativo. "É um conceito muito avançado que um dia vai chegar ao Brasil e está prestes a acontecer aqui em Curitiba", afirma Almeida.
Por enquanto, o aplicativo permite que o consumidor consiga localizar em que ponto do estacionamento o seu carro foi deixado, apenas digitando a placa do veículo, e possibilita fazer reservas nos restaurantes da praça de alimentação.
Nas próximas semanas, com a inauguração do cinema, o aplicativo vai permitir ainda que o cliente acesse a grade de horários e compre a entrada pelo celular.
Mapa inteligente
A rede californiana de shoppings LaSalle, com unidades em São Francisco, Los Angeles e San Diego, conta com uma técnica até o momento única de mapeamento dos seus pavimentos. Com uma potente rede wi-fi que escaneia todo o shopping, ela aponta onde estão as vagas e os espaços vazios na praça de alimentação pela tela do celular. "É um conceito de integração total, que só é possível com um público muito grande de usuários de smartphones, mas que também serve de exemplo para o Brasil", explica o consultor de telecom Oswaldo Olivetti.