Especializada em logística, a Elog completa, em 28 de dezembro, um ano de atividades com vários projetos para desenvolver no Paraná. A empresa resultou da fusão das marcas Columbia e Eadi Sul e faz parte do portfólio de negócios do Grupo EcoRodovias. A operação paranaense em Maringá, a partir de uma aquisição recente, Curitiba e Foz do Iguaçu representa 18% do faturamento da companhia, que também atua em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O presidente, Luis Opice (foto), disse ao repórter Carlos Guimarães Filho que há novas aquisições à vista no estado.
Qual a importância do Paraná nos negócios da Elog?
O estado tem uma importância estratégica grande. Além de o maior acionista ser do Paraná e o Grupo EcoRodovias atuar na região [administra as concessionárias de pedágio Ecovia e Ecocataratas], o potencial de crescimento do setor é enorme. Adquirimos recentemente a Maringá Armazéns Gerais, prova real do interesse na região. O Paraná está em transição econômica, vai voltar a crescer e estamos em busca de novos negócios.
Há outras negociações em andamento?
Também estamos examinando operações de negócios no Oeste do estado. Além disso, a unidade de Maringá tem um terminal dentro do aeroporto e vamos implantar projetos de carga aérea. Em 2012, devemos investir entre R$ 40 milhões e R$ 50 milhões no estado, principalmente em equipamentos.
O Paraná tem problemas de infraestrutura. Isso pode se transformar em obstáculo para os planos da Elog?
Nossa principal característica é justamente ler as oportunidades e não lamentar as dificuldades. Não temos restrições a enfrentar os desafios. Inclusive, estamos analisando alguns projetos para dar respostas à limitação existente. Já tivemos reuniões com a Ferroeste para saber como é possível complementar os investimentos necessários. Outra possibilidade já apresentada ao governo é um pátio semelhante aos Ecopátios de Cubatão e Imigrantes, em São Paulo, espaços destinados à triagem de caminhões que seguem para o Porto de Santos. Também avisamos que seremos os primeiros a nos inscrever se forem abertas licitações para áreas públicas no Porto de Paranaguá.
Qual é a expectativa de crescimento para 2012?
Ainda estamos fechando o orçamento do próximo ano. Porém, posso dizer que sempre vamos crescer o dobro do PIB nacional.
* * * * *
20 anos de Mercosul
Uma pauta ambiciosa vai se desdobrar em Curitiba na quinta-feira: ministros, empresários e especialistas dos países do Mercosul vão avaliar as duas décadas de experiência do bloco econômico e planejar os próximos 20 anos. Os debates embalados pela forte crise que põe na berlinda a União Europeia, até então um modelo para os parceiros sul-americanos ocorrerão durante o 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul, o Encomex Mercosul, que comemora os 20 anos do Tratado de Assunção. Um painel específico discutirá as relações comerciais entre o Mercosul e o Canadá, com a presença de uma delegação canadense.
Promotor do Encomex, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) também aproveita para apresentar os dados da balança comercial do mês de novembro. As inscrições podem ser feitas no site http://mercosul.encomex.mdic.gov.br/inscricao.
Natal com copatrocínio
O copatrocínio é uma das marcas da programação de Natal de Curitiba neste ano. Os shoppings Curitiba e Estação, ambos operados pela BR Malls, fizeram parcerias para dividir custos de seus eventos promocionais. Neste fim de semana, o Curitiba estreia um show de projeção mapeada de 480 metros quadrados, na fachada do prédio. O espetáculo leva também a assinatura do Grupo Thá. No Estação, os clientes trocam compras realizadas com cartões de débito ou crédito da Mastercard por um cupom.
A empresa de serviços financeiros também vai premiar clientes da Tok&Stok do Curitiba.
Casa com prêmio
Fim de ano é sinônimo de presente, brinde prêmio, mimo tudo para seduzir o consumidor. E, quanto mais caro o produto, mais a empresa se empenha para chamar a atenção. A incorporadora PDG, por exemplo, quer vender 550 apartamentos na capital até o dia 31 de dezembro com um pacote de agrados que vão de condomínio grátis a eletrodomésticos e viagem.
Mais uma Renner
A Lojas Renner inaugura no ano que vem, ainda no primeiro semestre, uma loja-âncora no piso térreo do Shopping Jardim das Américas. A Renner é a segunda maior rede brasileira de lojas de departamento especializadas em vestuário.
Nas últimas semanas, o shopping inaugurou mais três opções nesse segmento, e prepara a ampliação da praça de alimentação, com a chegada do Villa Sabor.
Pequenas notáveis
As vencedoras da etapa estadual do prêmio MPE Brasil 2011 Programa de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas serão conhecidas na noite desta segunda-feira, no Cietep, em Curitiba. Elas foram escolhidas de um total de 5.728 inscritas, pela aplicação de boas práticas de gestão nas áreas e indústria, comércio, serviços, turismo, tecnologia da informação, saúde, educação e agronegócio. Além disso, também serão reconhecidas as firmas que foram destaque em inovação e em boas práticas de responsabilidade social.
Portunhol
Engenheiros civis se reúnem em Curitiba nesta semana para dois eventos: o 3.º Congresso Ibero-Americano de Engenharia Civil e o 3.º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana. Será de terça a sábado e os debates vão ocorrer em torno de temas como mobilidade urbana e sustentabilidade.
As premiadas na etapa paranaense concorrem ao prêmio nacional, que será entregue em 23 de março de 2012. O MPE Brasil é promovido pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae, Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Cooperativismo
A nova campanha institucional do Sicredi, que reúne 117 cooperativas de todo o país, começa a veicular neste domingo pela RPC TV os vídeos que reforçam o conceito "Gente que coopera cresce". A mensagem visa principalmente ao público jovem e antecipa a comemoração, em 2012, do Ano Internacional das Cooperativas. A agência Competence assina os vídeos.
Fala, consumidor!
A equipe de Economia da Gazeta do Povo promove nesta segunda-feira o chat "Bate-papo com o consumidor". Ele vai abordar os temas superendividamento, oferta de crédito e as propostas de atualização do Código de Defesa do Consumidor. Quem vai tirar as dúvidas dos leitores é a advogada supervisora do atendimento pessoal do Procon-PR, Viviane Pielack Assis.
* * * * *
Serviço
Quem quiser participar pode enviar perguntas desde já para o e-mail consumidor@gazetadopovo.com.br. O bate-papo começa às 14 horas, aqui no site da Gazeta do Povo.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast