As Lojas Americanas anunciaram nesta quarta-feira a compra da BWU, empresa que explora no Brasil a marca da rede internacional de locadoras de vídeo Blockbuster. O valor do negócio é de R$ 186,2 milhões e inclui todas as 127 lojas exploradas pela franqueadora em 12 estados do país. As Lojas Americanas compraram 99,99% da BWU e o valor da transação deve ser pago em maio, sujeito a ajustes.

CARREGANDO :)

Com a aquisicão, as Lojas Americanas ganham 330 mil clientes ativos e mais de 32 mil metros quadrados de área de vendas. Um acordo entre a rede brasileira e a Blockbuster International prevê a manutenção da marca Blockbuster por pelo menos 20 anos. O anúncio foi bem recebido pelo mercado e a as ações preferenciais das Lojas Americanas subiam 1,96% às 11h45m, cotadas a R$ 128,69.

A "Lojas Americanas pretende ampliar a oferta de produtos e serviços nas referidas lojas, preferencialmente utilizando-se do formato atual das demais lojas denominadas 'Americanas Express'", disse a rede em fato relevante ao mercado.

Publicidade

No ano passado, a Americanas.com, divisão de internet do grupo, se fundiu com o Submarino, criando uma empresa (B2W) com valor de mercado de R$ 6,5 bilhões na época. Também entraram na fusão o Ingresso.com, que era do Submarino, e o ShopTime.com, que era da Americanas.com.

Já a operação anunciada nesta quarta-feira (a compra da empresa fraqueadora da rede Blockbuster no Brasil pela "empresa-mãe" das Lojas Americanas) ainda precisa ser ratificada em assembléia de acionistas, o que acontecerá em 60 dias.

A rede de locadoras chegou ao Brasil em 1994, através de um acordo de franquia entre o Grupo Moreira Salles, do Unibanco e a Blockbuster Entertainment Corporation, que criou a BWU Video. A primeira loja no Brasil foi inaugurada em 22 de março de 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi. Hoje há lojas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará, Goiás e Distrito Federal.

A rede Blockbuster nasceu dez anos antes, no Texas, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. O conceito de lojas grandes foi instituído dois anos depois, quando a rede já tinha oito lojas próprias e onze franquias, e desde então passou a crescer velozmente.

Hoje a Blockbuster opera em 26 países, com mais de oito mil lojas e mais de 70 milhões de associados. A rede também é uma grande fontes de renda da indústria do cinema. Em 1994, a Blockbuster foi incorporada à Viacom, um dos maiores grupos especializados em entretenimento do mundo. Entre as principais empresas do grupo, estão as marcas MTV, Nickelodeon, Paramount Pictures, Simon & Shuster, entre outras.

Publicidade