A Lojas Americanas anunciou que planeja abrir 400 novas lojas no Brasil, nos próximos quatro anos, com investimentos estimados em 1 bilhão de reais, após ter divulgado melhora nos resultados do terceiro trimestre.
Em relatório que acompanha o balanço trimestral, a companhia informa que o programa de investimentos, batizado "Sempre Mais Brasil", é baseado em um modelo de estudos que considera dados macroeconômicos, dentre os quais crescimento das população, renda per capita e evolução da economia local.
Conforme a companhia, entre 2000 e 2008, seu número de lojas aumentou em cinco vezes, a receita bruta consolidada cresceu em seis vezes e a geração de caixa operacional medida pelo Ebitda, sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, subiu em 120 vezes, "o que demonstra solidez na nossa estratégia de crescimento e reforça as oportunidades existentes no país".
Ao final de setembro, a Lojas Americanas contava com mais de 470 lojas espalhadas pelo país.
A companhia registrou, no terceiro trimestre, lucro líquido consolidado de 36,5 milhões de reais, ante ganho de 6,7 milhões de reais um ano antes. O Ebitda totalizou 221,6 milhões de reais entre julho e setembro, em comparação a 201,8 milhões de reais em igual intervalo de 2008.
A receita líquida consolidada da companhia somou 2,006 bilhões de reais no trimestre, com alta de 20,5 por cento frente à receita verificada um ano antes.
Dessa forma, a margem Ebitda consolidada no terceiro trimestre ficou em 11 por cento, ante 12,1 por cento um ano antes, com piora de 1 ponto percentual.
Considerando-se apenas a controladora, a receita líquida foi de 1,033 bilhão de reais, comparada a 891 milhões de reais um ano antes.
No conceito "mesmo número de lojas", o crescimento da receita líquida do terceiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo intervalo de 2008 foi de 8 por cento.
A Lojas Americanas informa ainda que a Financeira Americanas Itaú (FAI) alcançou 2,5 milhões de cartões emitidos, e carteira de recebíveis de 649 milhões de reais. "Ao final de setembro, as vendas com o cartão private label da FAI já representam 15,3 por cento das vendas da Lojas Americanas (controladora)", aponta no relatório.
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