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Curitiba – De olho no público que não perde liquidações, algumas lojas ainda vendem produtos de inverno. Na Rua XV, uma loja de calçados exibe botas em um canto da vitrine. Os descontos chegam a 50%. "Como não temos lugar para estocar, estamos liquidando as botas para receber mais mercadoria de verão", explica Daniele de Lima, sub-gerente da Happy Walk.

Nos shoppings, a liquidação de produtos de inverno se concentra nas lojas de cama, mesa e banho. A Zêlo, do Park Shopping Barigüi, ampliou a liquidação de edredons, iniciada em outubro. Os descontos são de até 30%, e, neste caso, a demora do calor ajudou a manter as vendas em alta. "Prorrogamos a liquidação pela demanda", explica o gerente Davi Moreschi. A procura por colchas de matelassê, produto da coleção verão, começa a se intensificar em dezembro. A concorrente M. Martin segue a mesma estratégia, e liquida edredons.

A tendência das lojas é de reduzir as liquidações de inverno, explica o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Élcio Ribeiro. "Há alguns anos o comércio já não compra a coleção de inverno em grande quantidade, pois ela tem saído menos. O que realmente sustenta o nosso comércio, no final das contas, é a meia-estação."

As liquidações de inverno ainda podem render. Segundo o Simepar, uma frente fria derruba as temperaturas em todo o estado neste fim de semana. A máxima prevista para domingo em Curitiba não passa dos 21.ºC. (ML)

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