R$ 1,16 bilhões
foi o faturamento da Black Friday em novembro do ano passado cerca de 300% a mais que o previsto para esta edição do Dia do Consumidor Brasil. Realizada há quatro anos no Brasil, a Black Friday foi responsável por 20% das vendas do e-commerce brasileiro em 2014.
Cerca de 200 lojas virtuais brasileiras vão participar, em 18 de março, de uma promoção análoga à Black Friday, que deve conceder ao consumidor descontos de até 60% e intensificar as vendas neste primeiro semestre. Trata-se do Dia do Consumidor Brasil, que entrará na segunda edição e tem previsão de alcançar um faturamento de R$ 278,3 milhões.
Se confirmado, o valor representará um avanço de 60% sobre os R$ 174 milhões faturados no ano passado. Esperam-se 630 mil pedidos, com um valor médio de R$ 437 cada um em 2014, houve menos pedidos (460 mil) e o gasto individual foi menor (R$ 376). O crescimento é esperado porque, agora, há mais lojistas envolvidos os principais varejistas do país devem participar e a preparação da promoção foi iniciada com mais antecedência.
"A ideia é justamente criar uma 'Black Friday do primeiro semestre'", diz Rodrigo Borer, CEO do Buscapé Company, que organiza a promoção. Ele explica que a concepção do evento partiu dos próprios varejistas, que sentiram necessidade de criar uma ocasião para movimentar o mercado no início do ano. "A primeira data relevante para o comércio virtual é o Dia das Mães, que só acontece em maio."
Borer acrescenta que os descontos oferecidos variam conforme o segmento e a loja. "Um iPhone 5s com 8% de desconto é um ótimo negócio, pois o preço desse telefone varia muito pouco. Já no ramo de casa e decoração, o desconto, para ser atrativo, precisa passar de 40%."
A estimativa de descontos de até 60% foi elaborada com base nas ofertas feitas no ano passado. Deve haver grande volume de produtos em exposição nas áreas de eletrodomésticos e eletrônicos, mas a promoção será variada, englobando itens de diversos gênero.
A promoção vai durar 24 horas, com início à zero hora do dia 18.
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