O otimismo dos lojistas em relação ao Dia das Crianças é o maior registrado para o período desde 2005. De acordo com a Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial, 52% das empresas do varejo em todo o País esperam um aumento tanto do faturamento quando das vendas físicas. As grandes empresas do setor são as mais otimistas: 59% apostam em alta do faturamento para a comemoração do dia 12 de outubro. Na análise regional, os empresários do Centro-Oeste (60%), do Norte (59%) e do Nordeste (58%) lideram entre os que esperam melhores resultados.
Na avaliação do assessor econômico da Serasa Carlos Henrique de Almeida, mesmo com o crédito mais seletivo, mais caro e com prazos mais curtos devido ao contexto econômico, os empresários do varejo não esperam que o consumidor restrinja suas compras no Dia da Criança. Isso porque, segundo ele, o setor deve incrementar as promoções e aproveitar a proximidade do Dia das Crianças, a terceira melhor data para o comércio, com o fim do ano. Assim, muitos lojistas devem adiar os pagamentos do consumidor para a primeira parcela do 13.º salário. Além disso, o comércio conta com os reflexos do aumento do emprego formal e da massa salarial.
Os brinquedos tradicionais devem liderar a preferência para o Dia das Crianças, respondendo por 61% das vendas, projetam os empresários ouvidos pela Serasa. Em seguida, vêm os jogos eletrônicos (18%) e celulares (10%). Só depois aparecem as roupas e acessórios(4%) e computadores (2%), empatados com eletrônicos como aparelhos de som, televisão e MP3.
A Pesquisa Serasa de Perspectiva Empresarial ouviu 1.012 empresas do comércio em todo o País, entre os dias 10 e 18 de setembro.