Amanhã, quando o relógio marcar 13h30 em Los Angeles, nos Estados Unidos, a indústria dos jogos eletrônicos congelará. Neste horário, a Nintendo inicia uma conferência na maior feira de videogames do planeta e demonstrará, pela primeira vez, como funcionará o controle freehand, aclamado como revolucionário, do Wii, console da nova geração da empresa.
A edição deste ano da Electronic Entertainment Expo (E3), que abre os portões ao público na quarta-feira, um dia depois das conferências da Microsoft, Nintendo e Sony, deve trazer grandes anúncios para o mercado. Além de uma demonstração de como os novos jogos se comportarão com o aparentemente estranho controle da Nintendo, que se assemelha a um controle remoto de uma televisão, a Sony deve apresentar seu novo console, o Playstation 3 (PS3), que possui especificações técnicas de deixar computadores topo de linha no chinelo. A Microsoft, que resolveu lançar seu Xbox 360 no fim do ano passado, irá disputar atenção dos concorrentes com dezenas de jogos que explorem todas as capacidades da nova geração de videogames, com altas taxas de quadros por segundo, altíssima definição de imagem e conectividade com sua rede online, a Live!.
Evento
A organização da E3 divulgou que mais de 400 empresas ligadas à indústria estarão presentes nos 550 mil metros quadrados do Los Angeles Convention Center. Há previsão que sejam apresentados pelo menos mil jogos inéditos durante os dois dias da feira. Os destaques no quesito software devem ser monopolizados pelas gigantes do setor, como a Electronic Arts, Sega, Konami e Ubisoft.
Aos jogos
A japonesa Sony será a primeira empresa a demosntrar seus próximos lançamentos. A continuação de "God of War" deve ser o último grande título que o Playstation 2 deve receber. Para o portátil PSP devem ser demonstrados "Socom: U.S. Navy SEALs Fireteam Bravo 2" e uma versão do clássico dos anos 80 "Battlezone". Contudo, os esforços da Sony devem se concentrar no PS3. Já foram anunciados as franquias de sucesso "Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots", "Devil May Cry 4", o simulador de corridas de rali "Colin McRae 2007" e especula-se ainda a aparição da versão on-line de "Gran Turismo".
A Nintendo ainda é uma incógnita em relação a jogos. Visto que as poucas informações divulgadas até agora estavam sendo monopolizadas pelo controle do Wii. Mas seus atuais aparelhos devem receber bons jogos durante a feira. Os garotos propaganda Mario e Link podem dar o ar da graça em títulos para o portátil DS com "New Super Mario Bros" e "Legend of Zelda: Phantom Hourglass", respectivamente.
"Gears of War" deverá ser o título responsável a ajudar a alavancar as vendas do Xbox 360. A Microsoft também possui em sua manga a série "Halo", que nas duas versões anteriores, para o Xbox, foram campeães em vendas no mercado norte-americano. Há grande expectativa também em relação ao inédito "Too Human", um épico futurístico de aventura.