As lotéricas do Paraná, seguindo recomendação nacional do sindicato do setor, não executaram o serviço de pagamento de contas e de boletos. Na manhã deste sábado (28), somente apostas da loteria foram aceitas. A medida faz parte do Movimento de União Nacional dos Lotéricos, que busca melhores condições de trabalho e de pagamento por operações realizadas pelos estabelecimentos.
No centro, quatro lotéricas consultadas pela reportagem confirmaram adesão ao movimento, que busca pressionar junto à Caixa Econômica Federal (CEF) uma série de melhorias em termo de segurança e operação do sistema. Os proprietários não quiseram se manifestar oficialmente, seguindo recomendação do Sindicato dos Empresários Lotéricos do Paraná (Sinlopar).
De acordo com um dos proprietários, que pediu para não ser identificado, o objetivo da manifestação neste sábado é expor o problema à população, mas, ao mesmo tempo, não prejudicar em demasia o cliente. "No centro, grande parte dos nossos clientes vem durante a semana. Por isso, creio que não houve prejuízo a eles, mas, ao mesmo tempo, quisemos mostrar porque é importante parar e exigir melhores condições".
Outro proprietário afirmou que as falhas no sistema, que ocorrem em períodos de grande demanda, como do dia 1.º ao dia 15, assim como no fim de tarde, acarretam grandes prejuízos. "O sistema falha e o tempo em que o meu funcionário fica esperando é grande. E eles não pagam por esse tempo. Além disso, sou eu que pago a capacitação, sou eu que fico exposto a assaltos. Queremos mais respeito. Não é justo sermos tratado como mão de obra barata".
As lotéricas exigem reajuste no valor que recebem do banco por transação que realizam. Hoje, o valor gira em média de R$ 0,45. Também exigem que a CEF coloque à disposição mais máquinas para operações, para desafogar o trabalho.
Durante a próxima semana, também não serão realizadas aberturas de contas-corrente e poupança. A recomendação do sindicato é para que a população procure as agências do banco.
A previsão é de que a manifestação se repita em 4 de agosto (também um sábado). Após essa data, a Sinlopar deve fazer uma assembleia para avaliar a adesão ao movimento e a resposta da Caixa. Após isso, a categoria avaliará se continua com a ação.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast