O economista Luciano Coutinho substituirá Demian Fiocca na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou nesta quarta-feira o Palácio do Planalto.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com Coutinho e com o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, para formalizar o convite.
Coutinho, que já foi secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, é sócio-diretor da LCA Consultores e especialista em economia industrial.
O nome dele já vinha sendo citado como uma opção de Lula para o comando do BNDES, que é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Professor da Universidade de Campinas (Unicamp), Coutinho, de 54 anos, é Ph.D em Economia pela Universidade de Cornell, com uma tese sobre a internacionalização do capital dos oligopólios.
Especialista em economia industrial e internacional, ele coordenou avaliações sobre a competitividade da indústria brasileira.
Coutinho é considerado um economista desenvolvimentista, assim como o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Além de diversos artigos em jornais, o novo presidente do BNDES aparece como autor, organizador ou colaborador em pelo menos 26 livros, a maioria deles tratando de competitividade.