A American Express divulgou resultados melhores que o esperado nesta quinta-feira (23), com redução de custos, e disse que pretende pagar o empréstimo que recebeu do governo assim que os reguladores permitirem. Com isso, suas ações subiram 6 por cento.

CARREGANDO :)

A companhia afirmou que espera outra rodada de corte de custos no segundo trimestre, que se segue aos esforços em outubro para cortar custos em 1,8 bilhão de dólares por meio da eliminação de 7 mil empregos e da redução de gastos com marketing e publicidade.

"Nós continuamos muito cautelosos sobre a perspectiva econômica", disse Ken Chenault, presidente-executivo da companhia em um comunicado.

Publicidade

Em fevereiro, a empresa deu um passo incomum ao oferecer 300 dólares para os portadores de cartão de crédito para pagar dívidas e encerrar as contas, num esforço para reduzir seu risco de crédito.

Esses esforços podem ter contribuído para a queda de 16 por cento no volume de gastos com os cartões da empresa.

A American Express tinha como clientes principalmente consumidores mais abastados, mas no início da década começou a expandir-se num grupo maior de clientes - o que resultou em aumento das perdas com empréstimos.

No primeiro trimestre, o lucro líquido válido para detentores de ações ordinárias caiu para 361 milhões de dólares, ou 0,31 dólar por ação, ante 985 milhões de dólares, ou 0,85 dólar por ação diluída, no mesmo trimestre do ano passado.

Excluindo um ganho extra de 136 milhões de dólares de acordos legais com a Visa e a MasterCard, a companhia teve ganhos de 0,20 dólar por ação - superando a previsão média de analistas, de 0,14 dólar por ação, de acordo com a Reuters Estimates.

Publicidade

A receita caiu 18 por cento, para 5,9 bilhões de dólares, mas os gastos recuaram 22 por cento, para 3,6 bilhões de dólares, ajudados pelo plano de reestruturação da empresa.

"Enquanto nós vimos alguma melhora recente nas últimas taxas de inadimplência, todos os indicadores de crédito refletiram o crescimento dos níveis de desemprego e a fraqueza em escala mundial da economia", acrescentou Chenault.

As ações da American Express subiram 6,1 por cento no pregão after.