A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) divulgou nesta terça-feira alta de 167 por cento no lucro líquido do segundo trimestre sobre igual período do ano passado, para 894 milhões de reais. O resultado ficou acima do previsto por analistas e foi beneficiado pelo forte aumento das receitas de mineração, com maiores volumes e preços.
A previsão média de cinco analistas consultados pela Reuters era de um lucro de 824 milhões de reais para a empresa entre abril e junho.
A CSN registrou receita líquida consolidada de 3,9 bilhões de reais de abril a junho, contra 2,5 bilhões de reais um ano antes.
Do faturamento total no segundo trimestre deste ano, cerca de 850 milhões de reais vieram da venda de minério de ferro, mais que o dobro dos quase 374 milhões de reais nos três meses até junho de 2009.
"As receitas líquidas de mineração no segundo trimestre de 2010 foram fortemente impactadas pelos maiores preços praticados e pelo crescimento de 15,9 por cento nas exportações de minério de ferro em relação ao primeiro trimestre", segundo a CSN.
A empresa informou que o preço do minério no mercado à vista atingiu 136 dólares a tonelada no fim de julho, "mostrando uma recuperação" em relação aos valores praticados nas semanas anteriores.
A CSN acredita que a China importará adiante mais minério, principalmente do Brasil e da Austrália, "considerando a baixa qualidade e ineficiência em termos de custos da produção" chinesa do insumo.
A produção de aço bruto, negócio pelo qual a CSN é mais conhecida, totalizou 1,2 milhão de toneladas, alta de 38 por cento na comparação anual. As vendas de aço foram de 1,3 milhão de toneladas, ou 37 por cento acima do período de abril a junho de 2009. A maioria do aço foi comercializada no mercado interno, onde as margens são melhores.
A comercialização de produtos acabados de minério de ferro no segundo trimestre por CSN e a parceira Namisa, excluindo consumo próprio, atingiu 6,2 milhões de toneladas, sendo 5,9 milhões destinadas a exportações. Um ano antes, a venda de minério havia sido de 4 milhões de toneladas.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) foi de 1,8 bilhão de reais de abril a junho, ante 728 milhões de reais em igual período de 2009. A margem Ebitda foi de 46 por cento, contra 29 por cento em igual intervalo do ano anterior.
A CSN encerrou junho com relação entre dívida líquida e Ebitda de 1,56 vez, estável na comparação com março.
A empresa encerrou o primeiro semestre com 9,7 bilhões de reais em caixa.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast