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Lucro da Hypermarcas cresce 5,8% no 4.º trimestre

A empresa de bens de consumo Hypermarcas divulgou nesta segunda-feira lucro líquido de 87,9 milhões de reais para o último trimestre de 2010, alta de 5,8 por cento sobre o ganho obtido um ano antes.

A média de quatro previsões obtidas pela Reuters apontava para lucro líquido trimestral de 110,9 milhões de reais.

No acumulado do ano passado, contudo, o lucro líquido da companhia foi de 261,9 milhões, queda de 10,3 por cento ante 2009, com aumento das despesas com marketing e vendas de 68 e 80,2 por cento, respectivamente.

As despesas com marketing totalizaram 598,2 milhões de reais no ano, ou 18,9 por cento da receita líquida, enquanto aquelas com vendas somaram 470,8 milhões, 14,9 por cento da receita. "As despesas mais relevantes como parte da estratégia da companhia em investir em suas marcas são relacionadas a despesas com marketing", afirma a Hypermarcas no balanço.

A geração de caixa operacional da empresa, medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), foi de 223,6 milhões de reais nos três meses até dezembro, 44,6 por cento superior ante igual período de 2009. A margem Ebitda passou de 22 para 23,7 por cento.

Em todo o ano passado, o Ebitda cresceu 45,6 por cento, a 734,5 milhões de reais, sendo que a margem caiu de 25,7 para 23,2 por cento. A Hypermarcas informou no documento que mantém a meta de margem Ebitda de entre 24 e 25 por cento em 2011.

A companhia contabilizou em 2010 nove aquisições de empresas e marcas, com potencial para capturar sinergias da ordem de 115 milhões de reais por ano. Deste total, a Hypermarcas afirma ter implantado 50 milhões de reais, sendo que 15 milhões foram incorporados nos resultados apresentados.

Os números divulgados nesta segunda-feira consideram as operações da York, além dois meses da Bitufo e um mês da marca Pom-Pom Sabonetes.

Além de York, Bitufo e Pom Pom, as aquisições em 2010 incluíram Luper, Sapeka, Sanifill, Mabesa, Mantecorp e, ainda a concluir, algumas marcas da Sanofi-Medley.

A Hypermarcas alcançou receita líquida de 942,6 milhões entre outubro e dezembro, 34,1 por cento maior na relação anual. No ano passado como um todo, a receita somou 3,159 bilhões de reais, salto de 60,7 por cento.

A companhia informou ainda que encerrou 2010 com endividamento líquido de 1,76 bilhão de reais.

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