O lucro líquido da Petrobras caiu 36,3% em 2012 na comparação com o de 2011, para R$ 21,182 bilhões, segundo balanço divulgado pela estatal nesta segunda-feira (4).
Segundo relatório da empresa que acompanhou os dados financeiros do quarto trimestre de 2012 e do acumulado do ano, a queda foi explicada "pelo aumento da importação de derivados a preços mais elevados, pela desvalorização cambial, que impacta tanto o resultado financeiro como os custos operacionais, e pelo aumento de despesas extraordinárias como a baixa de poços secos e pela produção de petróleo".
"Em 2013, será possível alcançarmos uma produção de óleo somente no mesmo patamar de 2012. Isso porque, necessariamente, teremos grande concentração de paradas programadas de plataformas na primeira metade do ano", afirmou, no relatório, Maria das Graças Foster, presidente da empresa.
"Por outro lado, seis novas plataformas entrarão em operação nos campos de Sapinhoá, Baúna e Piracaba, Lula Nordeste, Papa-Terra e Roncador, contribuindo para a elevação da produção a partir do segundo semestre, dando sustentação para o aumento significativo da produção previsto para o ano de 2014", acrescentou.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Nova chefe da Transparência Internacional critica STF por anular provas da Lava Jato
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast