A Positivo Informática fechou 2009 com um lucro líquido de R$ 127,7 milhões. O resultado é 13,2% inferior ao registrado no ano anterior, mas é considerado "significativo" pela empresa, porque confirma que a crise ficou para trás.
A Positivo é líder no mercado brasileiro de computadores pessoais, e ampliou sua presença no varejo em 2009. Nesse segmento, as vendas cresceram 21,4% no ano passado. Incluindo outras áreas (como compras governamentais e o mercado corporativo), as vendas atingiram 1,778 milhão de computadores um crescimento de 10,9% em relação a 2008. No mesmo período, o mercado nacional encolheu 6,4%, segundo dados da consultoria IDS. "Foi uma recuperação significativa", comemorou o diretor de Relações com os Investidores, Ariel Szwarc."
Para a Positivo, o mercado começou a se retrair em 2008. No último trimestre daquele ano, a empresa registrou prejuízo líquido de R$ 25,1 milhões. Na época, o problema estava na crise de crédito, que afetava as cadeias de varejo (principal canal de vendas da Positivo) e deixava apreensivo o consumidor final. "Na primeira metade de 2009 o mercado também sofria muito", disse Szwarc. No último trimestre do ano passado, o lucro líquido ficou em R$ 47,9 milhões.
Visita presidencial
O presidente Lula agendou, para a próxima sexta-feira, uma visita à fábrica da Positivo Informática em Curitiba. Ele vem à cidade para a inauguração de obras na Usina Presidente Getulio Vargas (Repar).