A Vale registrou lucro líquido de R$ 6,72 bilhões no primeiro trimestre deste ano, queda de 40,5% ante o mesmo período do ano passado devido às chuvas intensas que afetaram as operações e aos preços menores do minério de ferro, informou a companhia em comunicado ao mercado nesta quarta-feira (25). Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, a queda no lucro foi de 19,6%.
A Vale informou que o primeiro trimestre tem geralmente a performance operacional e financeira mais fraca do ano devido à sazonalidade. No entanto, neste ano, fatores climáticos pesaram no resultado.
"O forte volume de chuvas no Brasil aprofundou o efeito sazonal na receita e nos custos, o que, juntamente com os menores preços de minério de ferro e pelotas, diminuiu margens operacionais, lucro", disse a empresa em comunicado.
As vendas de minério de ferro da Vale no primeiro trimestre de 2012 atingiram 54,79 milhões de toneladas, ante 57,74 milhões de toneladas em igual período do ano passado.
Em março, por outro lado, a empresa já viu uma melhora nos embarques de minério de ferro, seu principal produto.
"O período chuvoso terminou, os embarques de minério de ferro aumentaram significativamente em março e estamos confiantes que iremos entregar os volumes de vendas planejados para este ano", afirmou a maior produtora de minério de ferro do mundo em nota.
Além disso, a companhia espera contar com um mercado demandante. "O mercado global de minerais e metais deve permanecer aquecido, e continuamos bem preparados para explorar as oportunidades para criação de valor", disse a Vale em comunicado.
Em US GAAP -- padrão norte-americano de divulgação de balanços --, o lucro da Vale somou US$ 3,8 bilhões de dólares, queda de 43,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. A queda foi bem próxima da expectativa de analistas consultados pela Reuters, que previram uma redução de 45% no lucro da mineradora.