O Facebook informou nesta quarta-feira (27) que seus lucros subiram 186% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2015, para US$ 2 bilhões (cerca de R$ 6,5 bilhões), superando a maioria das previsões dos analistas.
O Facebook registrou no período um salto de 59% nas receitas, a US$ 6,44 bilhões (cerca de R$ 21 bilhões), em sua maioria pela publicidade on-line. Os analistas esperavam que o volume de negócios chegasse a US$ 6,002 bilhões.
As ações do Facebook subiram 7% nas operações eletrônicas (após o fechamento do mercado) da bolsa de Nova York.
“Nossa comunidade e os negócios tiveram outro bom trimestre”, disse o fundador do Facebook e diretor-executivo da corporação de internet, Mark Zuckerberg.
A base global de usuários ativos mensais, uma medida chave para as redes sociais, chegou a 1,701 bilhão -15% a mais do que no mesmo período de 2015 e acima dos 1,65 bilhões do trimestre anterior.
“Estamos particularmente satisfeitos com nosso progresso em matéria de vídeo, quando caminhamos para um mundo onde o vídeo está no coração de todos os nossos serviços”, destacou Zuckerberg.
O Facebook domina o espaço dos meios sociais assim como a publicidade on-line do setor. Além disso, se desenvolve em diversas áreas como mensagens instantâneas, realidade virtual e outras categorias.
A firma de pesquisa de mercado eMarketer estima que o Facebook tenha dois terços das receitas de publicidade em meios de comunicação, à frente de concorrentes como o Twitter, que nesta semana apresentou resultados decepcionantes.
Detalhamento do resultado
A companhia gerou 84% do faturamento a partir da publicidade para dispositivos móveis no trimestre, ante avanço de 76% no mesmo período do ano passado. A receita total por anúncios subiu 63%, a US$ 6,24 bilhões, acima da previsão média de US$ 5,8 bilhões do mercado.
O Facebook é uma das empresas que mais arrecada com a decisão de anunciantes de migrar da televisão para a internet e plataformas móveis. A empresa tem aumentado sua presença no mercado audiovisual móvel, onde o Snapchat e o YouTube têm forte participação.
A rede social também está pedindo aos anunciantes para experimentar o Facebook Live, serviço de transmissões ao vivo da rede social lançado recentemente.
A empresa, que começou como a operadora da maior rede social, agora é dona de um portfólio de aplicativos móveis populares, como o WhatsApp, Messenger e Instagram. Todas elas têm mais de 1 bilhão de usuários, exceto pelo Instagram, que tem meio bilhão. O Facebook ainda não tentou lucrar sobre o Messenger ou WhatsApp, o que indica que a participação da companhia no mercado anunciante pode crescer ainda mais.