A Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica da região metropolitana de São Paulo, registrou forte queda de 47,4 por cento no lucro líquido do segundo trimestre, para 255,4 milhões de reais.
A queda no resultado da empresa da AES Brasil deve-se ao fato de que segundo trimestre do ano passado a empresa teve um impacto positivo no lucro por conta da venda da AES Eletropaulo Telecom para a holding Brasiliana.
Outro fator que influenciou positivamente o resultado no ano passado foi a finalização da discussão referente ao acordo com a massa falida do Banco Santos.
"Caso esses efeitos fossem excluídos, o Ebitda e o lucro líquido teriam crescido 4,1 por cento e 6,2 por cento, respectivamente", informou a empresa em comunicado nesta quarta-feira.
A média das previsões dos analistas consultados pela Reuters apontava um lucro líquido de 224 milhões de reais para a companhia de abril a junho deste ano. .
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da empresa no período somou 525,2 milhões de reais no segundo trimestre contra 769,7 milhões entre abril e junho deste ano, queda de 31,8 por cento.
Já a margem Ebitda da empresa passou de 33,1 por cento para 22 por cento no segundo trimestre de 2011.
A receita líquida da empresa subiu 2,9 por cento para 2,391 bilhões de reais.
Vendas de energia
O consumo total de energia na área de concessão da Eletropaulo subiu 3,1 por cento no segundo trimestre do ano para 11.246 gigawatts-hora (GWh), em um ritmo mais moderado devido a acomodação da atividade industrial.
O mercado cativo da companhia, cuja participação no mercado total é de 81 por cento, registrou aumento de 2,7 por cento no segundo trimestre, para 9.137 GWh, sendo que os crescimentos por classe de consumo foram de 3,5 por cento no mercado residencial e 4,6 por cento na classe comercial.
Com um ritmo mais lento, a classe industrial cativa registrou queda de 1,8 por cento no consumo para 1.513 GWh.
Já o mercado dos clientes livres somou 2.109 GWh no segundo trimestre do ano, alta de 4,9 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado.
A Eletropaulo atribuiu esse desempenho à migração de clientes cativos ao ambiente livre.
Caso não tivesse ocorrido a migração de clientes industriais para o mercado livre, o consumo destes clientes teria registrado queda de 1,3 por cento em função do desaquecimento da produção industrial.