A empresa fluminense de energia Light quase dobrou seu lucro líquido no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, superando as expectativas do mercado.
Entre julho e setembro, a companhia teve ganho de 131 milhões de reais, alta de 94,8 por cento em relação aos mesmos meses de 2009. O número ficou acima das estimativas do mercado, que previa, em média, lucro de 124,5 milhões de reais.
No ano, o lucro líquido acumulado é de 350 milhões de reais, valor 2 por cento inferior na comparação anual.
"O resultado do terceiro trimestre foi impactado pela reversão de provisão referente ao êxito da Light na causa judicial requerida pela CSN, com o efeito líquido de 39,8 milhões de reais, já deduzidas as custas judiciais", afirma a Light em comunicado.
Por outro lado, segundo a companhia, o resultado no mesmo período do ano passado foi impactado pela variação cambial no passivo da Light SESA com a offshore LIR, que aumentou o Imposto de Renda e Contribuição Social em 29,7 milhões de reais no período.
"Desconsiderando os efeitos não-recorrentes nos dois trimestres, o lucro líquido do terceiro trimestre de 2010 teria sido de 91,5 milhões de reais, 5,8 por cento menor que no terceiro trimestre de 2010", afirma a empresa.
Já o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 337 milhões de reais, alta de 21,6 por cento na comparação anual, "resultado principalmente do bom desempenho do mercado no período e da reversão de provisão de ação judicial no montante de 61,7 milhões de reais".
Assim como o lucro, a geração de caixa também superou a previsão dos analistas, de 313,7 milhões de reais. No ano, o Ebitda acumulado é de 969 milhões de reais, avanço de 14,3 por cento.
A receita líquida, por sua vez, totalizou 1,434 bilhão de reais, alta de 17,6 por cento ano a ano. De acordo com a Light, a alta é consequência do aumento de 3,1 por cento no consumo total de energia no trimestre.
A previsão média para a receita líquida segundo os analistas consultados pela Reuters era de 1,309 bilhão de reais.
O crescimento no mercado total da Light foi resultado do "expressivo crescimento de consumo no mercado livre, devido ao crescimento econômico, além da migração de clientes do mercado cativo".
No mercado cativo, a Light registrou estabilidade na comparação anual, "pela combinação dos crescimentos de 0,9 por cento e 3,4 por cento observados nos segmentos residencial e outras classes (poder público, serviço público e rural), respectivamente, com retração de 9,6 por cento do consumo no segmento industrial", afirma a companhia.
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