O lucro líquido da Samsung caiu 19,6% no segundo trimestre deste ano, para 6,25 trilhões de wons, de 7,77 trilhões de wons no mesmo período de 2013. Na mesma comparação, a receita teve recuo de 8,9%, para 52,35 trilhões de wons, de 57,46 trilhões de wons.
O lucro operacional também apresentou forte recuo, de 24,6%, para 7,19 trilhões de wons, à medida que a principal unidade da empresa, a de smartphones, foi atingida no trimestre por estoques maiores do que o esperado.
A empresa de pesquisa IDC estima que a Samsung exportou 74,3 milhões de smartphones no segundo trimestre, abaixo da projeção do mercado, que era de 90 milhões de aparelhos embarcados.
No balanço, a companhia não divulgou quantos smartphones vendeu no período, mas disse que espera ver suas vendas de dispositivos móveis aumentarem no segundo semestre, com o lançamento de novos modelos.
A forte queda dos lucros ocorre meses antes do lançamento antecipado dos iPhones de tela expandida da Apple, no segundo semestre, o que deve acirrar a concorrência entre as companhias no segmento de híbridos de smartphones e tablets.
"As perspectivas de crescimento permanecem obscuras à medida que a competição no mercado global se intensifica no setor de telefonia móvel", reconheceu a Samsung em comunicado.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião