Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
No Le Monde

Lula afirma que Brasil lançou uma revolução energética

O Brasil não acredita na alta do petróleo como meio de pressão porque o país será a primeira potência energética do século 21, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Nós conseguimos a auto-suficiência em petróleo, em dois anos produziremos a maioria do gás que consumimos, somos os mais competitivos na produção de etanol e de biodiesel - declarou o presidente ao jornal "Le Monde", em entrevista que será publicada nesta quinta-feira.

- Em 20 ou 30 anos, o Brasil será a maior potência energética do planeta Terra - acrescentou Lula, que recebe uma visita de Estado de dois dias do presidente francês, Jacques Chirac, a partir desta quarta-feira.

Lula destaca que a comissão nacional de política energética brasileira "acaba de anunciar o uso de óleo vegetal que será misturado ao petróleo. Graças a isso, teremos vantagem de combustível e de gás, e um diesel de qualidade", acrescentou.

- O Brasil lançou uma revolução energética. Fizemos isso com o etanol, vamos fazer isso com o biodiesel. Assim, se um país utilizar seu petróleo como meio de pressão, isso não me preocupa - disse Lula.

Segundo o presidente, "poucos países poderão concorrer com o Brasil quanto à extração da terra do combustível do futuro, por causa de sua dimensão territorial".

Questionado sobre as tensões com a Bolívia, depois da nacionalização do gás boliviano, ele disse que "há espaço para a negociação".

- A imprensa brasileira gostaria que eu adotasse um tom duro com a Bolívia. Se não adotei esse tom com os Estados Unidos nem com a Europa, por que deveria ser duro com a Bolívia, um país mais pobre que o Brasil?.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.